quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CAMPANHA: RENOVAÇÃO!

Por Rafael Barbosa dos Santos.


O novelão deu as caras, mas se foi de novo!

2012 foi um ano maravilhoso para teledramaturgia brasileira, já que tivemos grandes sucessos. Há quanto tempo o SBT não emplacava uma novela como Carrossel? Há quanto tempo uma novela das sete não fazia sucesso como Cheias de Charme e suas empreguetes fizeram? Há quanto tempo o Brasil não parava para assistir um último capítulo de novela, como parou para ver o de Avenida Brasil, fenômeno de repercussão do início ao fim. Não podemos esquecer também do bem sucedido remake de Gabriela no horário especial das onze, e de malhação que depois de muito tempo judiando, finalmente agradou.

        

       

O novelão, daqueles do qual o Brasil inteiro ama de paixão (rimou), depois de tanto tempo sumido, deu as caras na TV. Voltamos á torcer, se emocionar, rir, comentar com os amigos, cancelar compromissos para não perder um capítulo, Hits tomaram conta da internet, das rádios e viraram febre, o twitter bombou, novela foi pauta de Globo repórter e de quase todos os outros programas de TV,  o Brasil até parou. Por um tempo, o novelão esteve de volta, cheio de novidades e com força total, no entanto parece já estar sumindo novamente.
Os novelões do ano, principalmente Avenida Brasil e Cheias de Charme que foram de maior notoriedade e repercussão, se foram deixando saudades e fazendo história na teledramaturgia brasileira, e como nada é insubstituível, claro que novas novelas ocuparam seus lugares, mas infelizmente não podemos chamar essas, de novelão.

 
                  Novela Salve Jorge   Elenco

Das tramas que estão no ar, à única que continua á fazer sucesso é Carrossel, da emissora vice-líder. As da record, não se tem nem o que comentar. As da globo estão capengando na audiência, repercussão é quase zero, e o público ó, nem aí. Verdade seja dita, Lado a Lado, a trama das seis, é a "melhorzinha", bem produzida e com atuações brilhantes (Patrícia Pillar, Marjorie Estiano e Camila Pitanga), é bonita de se ver, não chega á ser um novelão, é um bom “água com açúcar”, e merece maior reconhecimento.
Por incrível que pareça, a melhor novela no ar atualmente na globo, que acabei de citar, é de autores estreantes, o que só confirma a tese de que é necessário renovar urgentemente a escala de autores da emissora, dar oportunidades há jovens talentos que existem aos montes por aí, gente havida por novidade, com capacidade de dar uma boa sacudida no gênero. E isso não deve ocorrer somente nos horários das seis e sete não! O horário das nove talvez seja o que mais ande carente de inovação. João Emanuel Carneiro é o único jovem autor desse primeiro time, e o que mais vem trazendo novidades em suas tramas. Walcyr Carrasco entra para este time em 2013, o que já estava na hora.

     

   

Autores veteranos como Gilberto Braga (Insensato coração), Glória Perez (salve Jorge), Aguinaldo Silva (Fina Estampa), Sílvio de Abreu (Guerra dos Sexos) e Manoel Carlos (Viver a Vida) são grandes autores, verdadeiros monstros sagrados na arte de escrever novelas, mas que já estão á escrever há tantos e tantos anos, já tiveram seus grandes momentos em outros tempos. Hoje os tempos são outros e infelizmente agora talvez haja certo desgaste, talvez por isso vêem se repetindo tanto. Esse é o momento de abrir espaço para jovens talentos, e dar uma aliviada, tirar o peso dos veteranos que podem e devem usar toda experiência e sabedoria nesta arte, para auxiliar e preparar novos autores, que podem sim escrever grandes novelões e retomar os chamados anos de ouro das telenovelas.  Com um rodízio maior de autores e oportunidades para gente nova, haverá novas possibilidades até mesmo para os próprios veteranos, que querendo ou não, sãos os mais cobrados. 



RENOVAÇÃO é a maior necessidade das novelas de hoje!


domingo, 28 de outubro de 2012

COMENTÁRIO GERAL

Por Rafael Barbosa dos Santos

TERMINA UM DOS SUCESSOS DO ANO!


Na sexta, 26/10/2012, se encerrou um dos sucessos de 2012, a novela das 11 Gabriela. A novela agradou a grande maioria e provou que seu autor, o talentoso Walcyr Carrasco está mais do que pronto para escrever para o horário nobre, ele deu á uma história já tão conhecida pelo livro de Jorge Amado, filme e pela primeira versão da novela em 1975, uma cara nova, ou seja a sua cara. Walcyr se utilizou de todos os recursos dos quais já está acostumado e que sabe que funciona para escrever a trama, e com isso conquistou a audiência. Walcyr, direção e elenco estão de parabéns.


SUCESSO! SERÁ?


Á esta altura, o público já deve estar acostumado com o remake e com seus personagens, enfim, Guerra dos Sexos já teve tempo suficiente de mostrar a que veio e empolgar, mas no entanto ainda não mostrou e nem empolgou. Nos últimos capítulos parece que a trama deu uma engrenada, as coisas vem melhorando, mas ainda assim algo está faltando para que a novela das sete fique com cara de sucesso e conquiste de vez o público. Guerra dos sexos tem uma fraca repercussão e a audiência deixa a desejar, ou seja, vai ter que rebolar para conseguir se estabelecer como um grande sucesso, o que parece difícil. A trama ainda tem muito pela frente, vamos aguardar. 


NINGUÉM MERECE

Ninguém merece ver de novo a turma do "Casseta e planeta" na telinha. A turma de humoristas é talentosa , mas ninguém aguenta mais as mesmas piadinhas bobas de sempre. Esse tal de "casseta e planeta vai fundo" que prometia inovação não teve nada de novo, foi o mesmo de sempre, ainda pior á meu ver. Não entendo o porque de insistir no programa já que a audiência ficou abaixo do esperado. Se é pra voltar, que seja em um programa totalmente novo, quem sabe até com um novo título, um novo formato, e etc. Esses cassetas precisam se renovar urgentemente, isto é fato.  



SAUDADES DE UM FENÔMENO!

A primeira semana sem Avenida Brasil foi difícil para quem estava acostumado com o Oioioi de cada dia, com Carminha e sua trupe, e as cenas, ganchos e momentos incríveis preparados com maestria pelo gênio JEC, impossível não sentir saudades deste fenômeno que parou o país. 


ADRIANA ESTEVES: A DAMA QUE TEVE O BRASIL NA PALMA DE SUA MÃO!


Linda a homenagem á Adriana Esteves no domingão do faustão, tirando o chato do apresentador que não deixa seus convidados falar, foi tudo maravilhoso. Adriana Esteves mostrou que não é só uma atriz maravilhosa, mas também uma pessoa maravilhosa. Foi muito bom relembrar a carreira dessa grande atriz, e acompanhar belos comentários feitos sobre ela. Garanto que todos os fãs quiseram também dar seu depoimento. Arquivo confidencial mais do que merecido. 



SALVE JORGE: SEMANA DE ESTRÉIA RAZOÁVEL!



Salve Jorge tem primeira semana regular e surpreende positivamente, afinal ninguém esperava nada da novela.
           A trama tem a cara de Glória Perez e ingredientes que funcionam, como: Uma abertura linda, trilha sonora agradável, uma boa heroína interpretada com segurança por Nanda Costa, um par romântico que a princípio deu certo, um tema forte e interessante á ser discutido, uma pegada popular, e algumas tramas paralelas atrativas como o núcleo cômico encabeçado pela personagem de Nicete Bruno e o da delegada de Giovana Antonelli. Só o fato de Glória Perez não dar tanta importância ao núcleo turco já é de se comemorar e torna Salve Jorge, pelo menos nesta primeira semana, superior á Caminho das Índias e América. É claro que o excesso de personagens e tramas confundem e cansam, dão a sensação de desorganização o que incomoda bastante, os diálogos também estão fracos, e sinto falta do texto emocionado de Glória Perez sempre presente em suas novelas.
Discordo da autora quando ela diz que é melhor substituir um sucesso do que um fracasso, porque o que mais conta contra Salve Jorge é o fato de ter que substituir um fenômeno em repercussão, audiência e crítica, haja vista a má recepção de sua trama por parte dos fanáticos por Avenida Brasil. Se fosse substituta de Insensato Coração, Passíone, Viver á vida ou até Fina Estampa que foi tão criticada, garanto que todos já teriam caído de amores pela nova trama e não haveria tanta rejeição, pra falar a verdade acho uma bobagem essa implicância e essa torcida contra. Esperavam o quê? Ver um bairro do divino, um lixão, uma vilã Carminha, perseguição e correria, embates de tirar o fôlego á todo momento, ganchos tensos e etc. Isto é novela de Glória Perez, estilo completamente diferente, não dá pra comparar, quem realmente assistir à nova novela esperado ver algo parecido com sua antecessora, com certeza não conseguirá gostar da trama. É preciso desapegar de Avenida Brasil, pois caso contrário será impossível assistir qualquer outra novela que venha pela frente. 
Salve Jorge não é ruim, se os pontos fracos forem corrigidos a tempo, teremos uma boa novela nos próximos meses, vale um voto de confiança. 


Isto é tudo!

sábado, 20 de outubro de 2012

AVENIDA BRASIL E SEU ÚLTIMO CAPÍTULO!



Por Rafael Barbosa dos Santos!


Nesta sexta feira 19/10, se encerrou Avenida Brasil, a novela que parou o país, um dos maiores sucessos dos últimos tempos, e uma trama que teve uma repercussão poucas vezes vista na história da teledramaturgia. Para quem é fã foi difícil se despedir, e é claro que Avenida Brasil deixará imensas saudades.
Avenida Brasil aliou um texto ágil, dinâmico, inteligente, ousado, inovador e profundo, á uma direção inspirada, um olhar cuidadoso sobre a nova classe C tão em voga no cenário econômico do Brasil, e á um elenco que esteve entregue do início ao fim, digno de aplausos.
O último capítulo foi como toda a trama, com muita tensão, emoção, momentos catárticos, ação e humor e que mesmo com os malditos spoilers divulgados contando todo o final, não deixou de ser surpreendente e gostoso de se ver.



O Final da vilã mais amada do Brasil foi criativo e coerente com os últimos acontecimentos. Carminha entregou os pontos, reconheceu que perdeu e em um gesto heróico salvou Nina, sua maior inimiga e Tufão o homem que ela enganou durante anos. Carminha revelou ter sido a grande assassina de Max, foi para cadeia, pagou pelo que fez e ao sair três anos depois, foi morar no lixão com mãe Lucinda. A vilã se redimiu, mas não deixou de ser a Carminha de sempre, arrogante, com ar superior e com uma língua afiada. Muitos reclamaram, mas o final fez todo o sentido, afinal desde o início ficou claro que Carminha tinha um coração e as últimas revelações mostraram que ela foi uma vítima da vida.

O abraço que Carminha e Nina deram foi uma das cenas mais emocionantes de toda a novela, e foi um belo desfecho para a trama de vingança que norteou toda a história. As duas não se tornaram grandes amigas, mas reconheceram os erros e decidiram botar uma pedra no passado se permitindo ter um futuro, onde ambas pudessem conviver agora não mais como inimigas mortais.
O assassinato de Max não teve tanta importância para o desfecho da história e nem foi tão surpreendente, apesar da cena da revelação ter sido muito bem feita e criativa.  

O desfecho dos demais núcleos não teve nenhuma surpresa, mas foi alegre e divertido como sempre. Teve mas uma das refeições na casa de Tufão, com todos falando ao mesmo tempo, rindo e felizes. Teve casamento de Cadinho com suas três esposas, a revelação do segredo de Adauto que ainda chupava chupeta, um dos momentos mais engraçados do capítulo e de maior destaque depois da trama central. Ivana e Silas terminaram juntos, Beverly se agarrou com Valentim, e ficou no ar um possível romance entre Diógenes e Pillar.
Deu a volta por cima! Adauto brilha e vira o craque do Divino (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)

Os pontos negativos do capítulo talvez tenha sido o fato de Suelen, um dos grandes destaques de toda a trama mal ter aparecido, sem nenhuma cena com seu filho ao lado de seus dois amores. Não teve também o casamento de Débora e Iran, e nenhuma cena mais especial do casal que sumiu da trama nos capítulos finais. Faltou um bom confronto entre Lucinda e Santiago, e também não vimos o que aconteceu com o vilão, ele levou um tiro no pé, saiu de quadro e depois sumiu, nem mesmo o vimos algemado.
No geral foi um bom final de novela, condizente com todo o sucesso que Avenida Brasil foi. O último capítulo fugiu do óbvio e inovou no sentido de uma vilã ter sido a heroína e de termos acompanhado o que lhe aconteceu após seu fim. O único casamento que teve foi de um homem e três mulheres. E teve uma grávida, mas sem aquela enrolação de barrigão, parto e etc. E a cena final foi uma partida de futebol com todo o elenco reunido, com direito a pênalti do Adauto, gol do Jorginho e uma torcida acalorada. A bandeira do clube divino congelou no final junto da palavra fim, o que ninguém esperava.


Avenida Brasil é uma trama que deu certo em todos os aspectos, independente de qualquer falha e furo, uma obra prima que consagra João Emanuel Carneiro como o maior autor de novelas da atualidade, e como um dos gigantes da teledramaturgia brasileira. Avenida Brasil tem lugar garantido na galeria de grandes clássicos como Selva de Pedra, Vale Tudo, Roque Santeiro entre outros grandes sucessos. Uma trama inesquecível que deixa um buraco no coração de muitos brasileiros que por 8 meses vibraram com esse fenômeno. Adeus oioioi, adeus Carminha e sua turma e adeus Avenida Brasil.


Pra terminar, um salve para Adriana Esteves que merece toda admiração e respeito por seu trabalho maravilhoso, já é uma das maiores atrizes do Brasil e que ainda brilhará e muito.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Contagem regressiva


Por Rafael Barbosa dos Santos



É HOJE,


O BRASIL PARA,

TODOS VIBRAM,

O SILÊNCIO PAIRA NO AR,

PODE-SE  OUVIR O SOM DA BRISA,

RUAS VAZIAS,

ARREPIO,

FRIO NA BARRIGA,

LÁGRIMAS NOS OLHOS,

DESPEDIDA

TODOS OS OLHOS VOLTADOS PARA O FENÔMENO,

CHAMADO AVENIDA BRASIL!

ÚLTIMO CAPÍTULO DE UM SUCESSO!




quinta-feira, 18 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

FALTAM 2 DIAS PARA O FIM DO ESPETÁCULO!!!:-(

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Contagem regressiva

FALTAM 3 DIAS PARA O ESPETÁCULO FINAL!!! ;-)

Efeito Avenida Brasil: Twitter congestiona e pega fogo!

Por Rafael Barbosa dos Santos



O sucesso de Avenida Brasil é tão grande, que nesta segunda feira 15/10, o twitter começou a dar problemas durante a exibição do capítulo. Muita gente teve problemas para fazer login na rede social, frases do tipo "tente novamente mais tarde" irritaram muita gente que estavam ávidos por comentar o fenômeno das nove que entrava na última semana,  Hoje em dia para muitos assistir novela e comentar no twitter simultaneamente já virou mania. 
Além disso o twitter pegou fogo com troca de farpas entre os talifãs de Avenida Brasil que matam ou morrem pela novela, e os críticos que ousam reclamar da trama, na verdade um crítico em questão é o que vem incomodando os fãs de Avenida Brasil. 
De um lado os fãs fervorosos  defendem á novela ao máximo e não concordam com qualquer comentário ou crítica que seja feita contra Avenida Brasil. O crítico em questão que todos sabem de quem se trata, Maurício Stycer, não faz outra coisa á não ser reclamar da novela, e fazer comentários negativos, ou seja está cutucando onça com vara curta. Já foi xingado e até teve seu profissionalismo como crítico questionado. Diante do  sucesso que Avenida Brasil faz, chega á ser absurdo criticar a trama que é um fenômeno, mas ele chega á ser chato, fazendo observações que contraria o sucesso que á novela mais amada dos últimos tempos faze, prefere ser do contra. 
Acho que qualquer opinião é válida, e temos a opção de concordar ou discordar, acho interessante os debates, acabo me divertindo não só com a trama mas com a repercussão e burburinho causado rs, isso só comprova que Avenida Brasil é o assunto do momento, está na boca do povo, mostra o poder de uma novela, de uma Avenida Brasil. 
Admiro os fãs de Avenida Brasil, também sou um, adoro á novela e temos mas que defender mesmo, mas tenho que admitir que o crítico é corajoso em enfrentar uma legião de fãs, e emitir opinião mesmo que possa parecer furada, que vá contra a da maioria. 

Viva Avenida Brasil!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

domingo, 14 de outubro de 2012

Contagem regressiva

FALTAM 5 DIAS PARA O ESPETÁCULO FINAL!!!:-(

COMENTÁRIO GERAL

Por Rafael Barbosa dos Santos!


COMENTANDO:

LADO A LADO: Grandes Interpretações são pontos positivos!

Acho Lado a Lado uma novela regular, o típico mamão com açúcar, por vezes didática demais. As tramas paralelas também são bem fraquinhas, á meu ver. Mas uma coisa é inegável, seus protagonistas estão dando um show de interpretação. Patrícia Pillar magnífica como vilã, Marjorie Estiano é um doce, que está formando um belo par com Thiago Fragoso, ela uma atriz que já admirava há muito tempo e ele um ator que estou aprendendo á gostar. Também gosto de Rafael Cardoso, um dos melhores dessa nova safra de atores.  Camila Pitanga também está roubando as cenas, com sua bela Izabel, com uma interpretação sútil, Camila faz de sua Izabel a melhor personagem da trama, e sua história á mais interessante da novela. Lado a Lado tem um saldo positivo e merece superar sua antecessora, o que vem se mostrando difícil.


ZORRA TOTAL: Precisa de renovação urgente!
Sempre tentei gostar do programa, houve um tempo que eu adorava, mas já está na hora do programa passar por uma reformulada. Essa história de metrô já cansou faz tempo. Aliás, acho que seria interessante extinguir o programa, e lançar um novo especialmente  para Rodrigo Sant'ana e Thalita Carauta, já que são as grandes estrelas do programa.


GUERRA DOS SEXOS: Ainda não pegou na veia, e fica devendo!

Ainda não me empolguei com o remake, assim como muitos pelo que ando ouvindo. Ainda não vejo uma história consistente capaz de prender a atenção, e ainda não consigo rir com as situações que deveriam ser engraçadas, mas que acabam não tendo graça nenhuma. Não vejo Gianecchini bem como Nando, assim como não curti muito o Otávio de Tony Ramos (não me condenem rs), aliás são muitos os que ficam devendo em suas cenas. Para mim o melhor da trama é a relação conturbada do casal Manuela e Fábio, e a divertida Nieta, a única que conseguiu me arrancar risos até agora. Não sei se é implicância  afinal sempre tive certa resistência as tramas de Sílvio de Abreu,  apesar de achá-lo genial. Sem falar que a direção de Jorge Fernando deixou a trama com cara de Walcyr Carrasco o que não quer dizer ruim, mas que tira um pouco a essência de Sílvio. Enfim a novela ainda não pegou na veia, neste sábado a trama apresentou um capítulo interessante, vamos ver se daqui pra frente sou fisgado, por enquanto ainda não consegui suprir á falta que Cheias de charme faz.



DA COR DO PECADO: Uma amostra do que JEC estava para fazer na teledramatugia!
É uma de minhas novela favoritas, e estou amando rever. Acho injusto ter menos audiência que Chocolate com pimenta, que mesmo sendo boa, é mais enjoativa eu diria. Bom apesar disso, acho que vai servir pra globo rever os critérios, na hora de escolher uma reprise. Falando em da cor do pecado, é impressionante como JEC já mandava bem. A sequencia da morte de Paco (Reinaldo Gianecchine) foi alucinante, sem falar na vilã Bárbara, e na doce mocinha Preta.


THE VOICE BRASIL: Qual o problema com Cláudia Leitte?

Sem dúvida um ótimo programa e um grande acerto. Cada candidato melhor que outro. Também acho os jurados muitos bons e competentes, se não fossem não estariam ali. Não entendo a implicância com Cláudia Leitte, não é minha cantora preferida, aliás sei apenas três ou quatro músicas dela, não faz meu estilo, mas gosto dela, a acho simpática e não entendo o porque que tudo que ela fala no programa é motivo de reclamação e trolada. Neste último programa, li no twitter reclamações por ela não ter batido pra uma candidata devido a estratégia, mas Lulu e Carlinhos já falam em estratégia desde o primeiro programa e ninguém reclamou, e pensando bem eles não devem ter uma, já que vão disputar entre si? O pior de tudo, é pessoas dizerem que ela tem inveja dos candidatos, ou que não cantam nada, e que ela é que precisa ser treinada, (rs) sinceramente acho o cúmulo esse mimimi bobo. Não gostar dela tudo bem, achar ela antipática e meio canastrona (até concordo) bem também, mas desmerecer seu trabalho e sua carreira de sucesso para mim é bobagem. Ainda bem que ela não se abala, pois não tem que provar nada a mais ninguém. Enfim, Gosto de Claudinha.



AVENIDA BRASIL: Um feito histórico! 

        
Essa novela é um estouro!Todos os elogios possíveis já foram feitos. A trama só veio consolidar o talento de João Emanuel Carneiro, e provar que ele é o melhor autor da atualidade, me arrisco dizer que estamos diante de uma nova Janete Clair. Ele tem um jeito diferente de escrever, que ficou ainda mais evidente em Avenida Brasil. Um grande acerto da novela também é a direção, eles conseguiram captar toda a essência do texto de JEC, a transformando em belas imagens. O que se vê em Avenida Brasil não é uma típica telenovela e sim um filmaço com ares Hollywoodianos  Aliás o tratamento cinematográfico é a grande inovação da trama. Essa semana fomos presenteados com cenas magníficas, bem acabadas, com uma riqueza de detalhes impressionante. Destaco o assassinato de Max, coisa que nunca vi antes em nenhuma novela. A cena em que todos estão na casa de mãe Lucinda durante o incêndio, onde foi possível sentir todo o desespero da situação. E para terminar a maravilhosa cena entre José de Abreu e Vera Holtz em que Nilo leva Lucinda para sua casa, que culminou com mais um incêndio. Vera divou só com seu olhar, passando toda á dor que Lucinda sentia naquele momento. Não posso deixar de citar a cena em que Carminha afunda o barco de Max com ajuda de Lúcio, cena perfeita, uma das que mais gostei, foi de encher os olhos. Poucas vezes se viu também, um elenco tão afiado, e que tanto deu certo. Destaco também o surpreendente trabalho de Marcelo Novaes como Max, o ator revelou uma carga dramática que estava escondida dentro dele, que ele ainda não havia tido oportunidade de mostrar como teve nessa novela. Avenida Brasil é um fenômeno, a novela que a anos estávamos esperando. Sem dúvida Avenida será um marco, e referencia como um novo estilo de se fazer novela, uma trama em que mesmo nos seus momentos nem tão interessantes, em que houve alguns furos e enrolações, era agradável de assistir, pois se a trama central não estava legal, as secundárias divertiam e muito, fazendo com que os telespectadores jamais se frustrassem. Diante da imensidão dessa novela, qualquer falha que tenha tido, não significa exatamente  nada. Avenida Brasil beira a perfeição, uma trabalho que deu certo, JEC deu uma mexida bem sucedida no gênero, por isso palmas para ele. Avenida Brasil deixará imensas saudades, e se vai como um dos maiores sucessos dos últimos 12 anos. Viva Avenida Brasil.


MAIS UM FAMOSO "QUEM MATOU?"


Depois dos clássicos "Quem matou Salomão Hayalla?" e do "Quem matou Odete Roitman", temos mais um quem matou na telinha. Ultimamente esse recurso vem sendo utilizado a exaustão, novelas como Celebridade, Paraíso Tropical, Passíone, Insensato Coração, Cobras e Lagartos, Morde e Assopra e Sete Pecados tiveram em algum momento o "quem matou" alguns bem sucedidos, outros nem tanto. É certo que esse recurso serve para dar uma boa alavancada na audiência e para despertar o interesse do público, mas muitos acham que se trata de falta de falta de criatividade do autor. Eu particularmente acho válido, adoro um "quem matou?", acho instigante  tentar descobrir o culpado, fazer apostas e se surpreender com o assassino, sem falar que torna as coisas muito mais interessantes. Por esse motivo, adorei o "Quem matou Max?" mesmo tendo consciência, de que Avenida Brasil não precisava, já que já alcançou o topo. Acredito que esse mistério vai tornar a trama ainda mais interessante, não só pelo mistério em si, mas pelo fato do recurso não ser gratuito  e sim por ter um propósito, o de contribuir para as resoluções da trama no que diz respeito aos segredos que envolvem os personagens principais. Pois bem, façam suas apostas, quem afinal matou Max?



sábado, 13 de outubro de 2012

Contagem regressiva

FALTAM 6 DIAS PARA O ESPETÁCULO FINAL!!! :-(

Um hobby: Nas horas vagas...

Por Rafael Barbosa dos Santos

O que mais gosto de fazer nas horas vagas, é escrever, exercitar minha escrita e claro ir melhorando cada vez mais nesta arte. 
Vou dividir com vocês, um de meus textos, fruto de um desses exercícios. Espero que gostem. 



FIM E COMEÇO 



TERRAÇO DE PRÉDIO – EXT/NOITE.

Augusto 40 anos, desarrumado, á mais de 40 metros do chão, observa á imensa são Paulo coberta pela luz do luar. Fecha os olhos, sente a briza, respira fundo, olhar melancólico. Lança um olhar para baixo, onde carros passam em um ritmo frenético. Sente uma ligeira vertigem, recua e se vira. Está saindo, quando nota alguém se aproximando. Trata-se de Edilson (35) visivelmente transtornado. Ele cambaleante caminha até a beira do terraço, olha para baixo, ameaça se jogar. Augusto observa curioso. Os pés de Edilson já ultrapassam o chão firme.

EDÍLSON – (para si) Vamos... Acaba logo com isso.

Augusto se aproxima decidido.

AUGUSTO – Hei...

Edílson assustado se vira, quase se desequilibra, encara Augusto.

AUGUSTO – Cuidado!

EDÍLSON – Quem é você?

AUGUSTO – Não importa, o que importa é que eu estou aqui pra impedir você de fazer uma besteira.

EDÍLSON – Me impedir?... Impossível... Eu nem te conheço!

AUGUSTO – Meu nome é Augusto... Pode acreditar, não vale á pena fazer isso que está pensando em fazer!

EDÍLSON – (perturbado) Você não sabe nada, eu vou me joga sim, acabar com essa merda de vida! (mais uma vez ameaça)

AUGUSTO – Não faça isso... Olha, eu subi até aqui pra fazer o mesmo, eu estava disposto á me jogar, e me espatifar lá em baixo, mas eu mudei de idéia e eu garanto que eu tinha um motivo muito mais forte do que o seu pra isso!

EDÍLSON – Duvido... Por um acaso você pegou sua mulher com quem ta junto á mais de dez anos, á mãe de seus filhos, na cama com um vagabundo, se comportando feito uma vadia? (vai às lágrimas) Aposto que não, você não sabe o peso que eu tô carregando, e não é dos chifres não, é no coração mesmo... Eu amava aquela desgraçada, eu fiz tudo por ela, eu... Me matava de trabalhar, pra dar o melhor pra ela... E olha só o que eu ganhei... A minha vida acabou, já era, de que adianta essa porcaria de vida agora? Ontem eu era um pai, chefe de família exemplar... Hoje eu sou um corno, idiota, fracassado/

AUGUSTO – (corta) para com isso, você acha que vale á pena se jogar, é essa sua resposta pro que fizeram com você?

EDÍLSON – O que é que posso fazer? Ou eu me mato, ou eu mato ela!

AUGUSTO – tem que haver outra alternativa, se você se jogar, vai mostrar pra sua mulher que você é um fraco. Se você se jogar, o que acha que seus filhos vão pensar? Vão crescer achando que o pai foi um covarde, que não aguentou encarar de frente os problemas e preferiu acabar com a própria vida! Que lição você vai deixar pra eles, aliás, você não pensa nos seus filhos?

EDÍLSON – Eu os amo... Mais eu sequer consigo olhar pra eles... Sinto... Vergonha.

AUGUSTO – Vergonha? Mas quem tem que se envergonhar é a sua mulher. Para com isso cara... Se fazer de vítima, se matar não vai adiantar nada, não vai apagar a traição que você sofreu. Você tem dois filhos, você é jovem, deve ter seus 30 anos/

EDÍLSON – (Mais calmo) Bondade sua... Tenho 35.

AUGUSTO – Ainda assim jovem... É aparente saudável, tem uma vida inteira pela frente, você pode começar de novo, do zero, pode amar alguém, mostrar pra sua mulher que quem saiu perdendo foi ela, a melhor resposta a essa traição, é a sua felicidade, é você seguir em frente de cabeça erguida.... (levemente emocionado) Não joga tua vida fora, porque ela é o seu maior bem e não vale á pena desperdiçá-la por nada, a vida ta aí, pra gente errar e acertar quantas vezes for preciso, corrigir, cair e levantar, voltar atrás, enfim... Vem, desiste dessa loucura, me dá sua mão.

Edílson olha para o abismo atrás dele, volta á encarar Augusto olho no olho, estende a mão, aperta á de Augusto. Se afasta do precipício, são e salvo. Olha Augusto, agora com um olhar esperançoso e destemido.

EDÍLSON – Você ta certo... Não vale á pena, eu preciso continuar vivo, pelos meus moleques, e por mim também.

AUGUSTO – É isso aí, vai lá cara, vai viver, se lambuzar com á vida, aproveita cada segundo, a vida é preciosa.

EDÍLSON – Eu vou... E obrigado, você me salvou.

Edílson está saindo quando se volta para Augusto novamente, intrigado. Percebe- se Augusto com os olhos marejados, a brisa remexe seu cabelo.

EDÍLSON – Só uma coisa, você se esqueceu de me dizer o porquê iria se jogar, e o que o fez desistir.

SILÊNCIO.

EDÍLSON – Bem, eu soube á uns três meses... Que... que eu tenho uma bomba relógio prestes á explodir na minha cabeça.

EDÍLSON – (espantado) O quê?

AUGUSTO – É isso, o meu médico disse que ela ia crescer, crescer e ia esmagando o meu cérebro até chegar um momento em que eu não iria agüentar e... Já era... Ele tinha dito que eu tinha pouco menos de um ano, mas hoje eu soube que o tumor cresceu muito, e então... Eu descobri que a qualquer momento eu posso partir dessa...

Augusto vai narrando sua história diante do olhar assombrado de Edilson.

AUGUSTO -... Espero eu pra uma melhor (ri).

EDILSON – Nossa, eu nem sei../

AUGUSTO – Não precisa dizer nada, o médico sugeriu que eu ficasse num hospital, mas não, seria insuportável, não quis ligar pra ninguém, saí sem rumo, vim direto pra cá, quis acabar com isso logo de uma vez... Mas aí, um filme se passou pela minha cabeça, eu pensei nos meus pais, no meu irmão, na minha esposa que ta grávida, nos meus amigos, em tudo... Pela primeira vez eu pude enxergá-los com as coisas mais importantes dá minha vida, eu os amo muito, mas nunca pude dizer isso pra eles, porque eu passei a vida toda trancado num escritório, controlando uma empresa, me preocupando em ganhar muito dinheiro, e simplesmente me esqueci da dar valor ás coisas mais importantes... Eu não acompanhei á minha mulher no primeiro pré natal dela, porque eu tinha uma reunião importante, e ainda fui grosso quando ela veio me cobrar, eu não tava lá quando ela ouviu pela primeira vez o coraçãozinho do bebê, eu não fui com ela escolher as primeiras roupinhas, o berço...

Augusto desaba em lágrimas, o outro o olha comovido. Tempo.

EDÍLSON – Sinto muito.

AUGUSTO – (secando as lágrimas com o braço) Eu desisti de me jogar, pra poder ouvir á voz da minha mulher, dizer que amo muito ela, e amo muito o nosso filho, pra poder ligar pros meus pais, meu irmão, meus amigos nem que fosse pela última vez, e eu tava indo quando você apareceu naquele estado... Por isso eu te disse pra não fazer essa besteira, porque você ainda tem tempo de corrigir tudo, de recomeçar... E isso eu não tenho... Queria eu poder ter uma nova chance, faria tudo diferente, iria fazer mais pelos outros, e menos por mim.

EDÍLSON – Você fez muito por mim hoje, salvou á minha vida... Eu nunca vou esquecer.

Augusto e o Homem ficam se olhando por um instante. Ouve-se um toque de celular. È o de Augusto. Ele o pega, olha o visor. Ao mesmo tempo se ouve uma sirene, distante.

EDÍLSON – Não vai atender?

Augusto o encara, olhos vidrados, o celular se desprende de sua mão e cai no chão, continua tocando. Augusto fecha os olhos e desmorona sobre o olhar petrificado do outro. Cai inconsciente no chão. Edílson desaba rapidamente e tenta reanimá-lo.

EDÍLSON – Hei cara, acorda... acorda... não faz isso...

Edílson desiste, não há mais nada á ser feito, Augusto está morto. Ele emocionado, avista o celular que continua tocando sem parar. Ele o pega. Titubeia mas atende.

EDÍLSON – Alô!

Do outro lado.

VOZ FEMININA (Ao tel.) – Parabéns papai... Seu filho nasceu...

Edílson lança um olhar cheio de ternura e compaixão para o corpo.

EDÍLSON – Meus parabéns!

Ficamos com os dois. Som da sirene agora mais intenso. Lentamente alcançamos a lua, grande e majestosa, iluminado o céu escuro.

FIM.



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Capítulo Phoda!



Quinta, dia 11/10/2012 (guardem essa data) foi ao ar o capítulo mais sensacional de Avenida Brasil, e as cenas mais impressionantes da história da teledramaturgia, nunca vi nada assim antes, e dificilmente verei de novo. 
Estou arrepiado até agora!
Meus parabéns á Marcelo Novaes, Débora Falabella, Vera Holtz, José de Abreu, Cauã Reymond, Cláudia Missura, Murilo Benício, Letícia Isnard, Marcos Caruso, Eliane Giardine, Emiliano D'ávilla, João Fernandes  (picolé rs), Juca de Oliveira e Adriana Esteves (espero não ter esquecido de ninguém), por fazerem parte de um dos melhores capítulos de novela já visto. 
Hoje posso dizer com toda convicção que, Avenida Brasil é sim um divisor de águas na teledramaturgia brasileira, sem exagero!
E claro parabéns a ele:
João Emanuel Carneiro tu é O CARA! 


Vai começar mais um quem matou!

Vai começar um dos melhores quem matou que já vi!
Afinal quem matou Max?
Aposto em Santiago!
Façam suas apostas!

Contagem Regressiva

FALTAM 8 DIAS PARA O ESPETÁCULO FINAL!!! :-(

Nome: Salve Jorge / Função: Ser rejeitada antes da estréia.



Por Rafael Barbosa dos Santos

Voos de balões em imagens panorâmicas da paisagem da Turquia. Correria de moradores em um tiroteio no complexo do Alemão. As duas cenas dão o tom de "Salve Jorge", próxima novela das 21h da Globo, com estreia marcada para 22 de outubro.   FOTO: Renato Moura

No dia 22 de outubro não teremos mais Oioioi ás 21 horas. O fenômeno Avenida Brasil passa a bola para Salve Jorge, á nova novela das 9, assinada por Glória Perez.  
Glória é uma das grandes autoras da globo (particularmente não é de minhas favoritas), dona de sucessos como Explode coração, Barriga de aluguel e O clone, e também autora de Caminho das índias que apesar de inferior ganhou o Emmy internacional na categoria melhor telenovela. È certo que desde América, suas tramas perderam a força, mas isso vem ocorrendo com quase todos os autores veteranos, que vêem se repetindo muito. Pois bem, Glória está prestes a voltar a encantar á todos com suas tramas.
Salve Jorge tem a cara de Glória Perez, o estilo inconfundível e as características marcantes da autora estão presentes na trama. A abordagem de outras culturas, temas relevantes á serem discutidos, um núcleo popular e é quase certo que terá uma gafieira ou casa de samba.
O que penso sobre á nova novela? Ainda não me empolguei com as chamadas e nem com a prévia, Glória tem a difícil tarefa de ocupar o espaço deixado pelo fenômeno Avenida Brasil que é idolatrado pelos fãs. A trama tem um grande (e numeroso) elenco, mas tem cara de que será lenta, e acredito que não deve superar a audiência de Fina estampa e Avenida Brasil, nem á repercussão e burburinho causado por Avenida Brasil, mas também não acho que será um fracasso.
A história é interessante e atraente, Cláudia Raia promete uma grande vilã, e as imagens estão belíssimas, acredito que tem tudo para ser melhor que Caminho das Índias, no mínimo regular.  Mas isso é só uma primeira impressão, não posso afirmar nada, ainda é muito cedo para falar, aliás, cedíssimo, é preciso pelo menos uma semana de novela no ar para se formar uma melhor opinião. Salve Jorge será sucesso? Ainda não dá pra saber, a novela nem estreou ainda, mas mesmo assim já existe uma forte resistência contra a trama.
Salve Jorge é trolada o tempo todo nas redes sociais, principalmente pelos fãs de Avenida Brasil, que com certeza não estão nenhum pouco contentes com o fim do atual sucesso das nove, que mais parece um espetáculo que a cada capítulo fica melhor, e por isso rejeitam sua substituta.  
Existe uma clara má vontade e certo preconceito contra a trama de Glória Perez. Muitos já afirmam que será mais do mesmo, que a trama dará sono, que todos vão chorar implorando pela volta de Avenida Brasil, criticam o elenco, já li até gente querendo boicotar a estréia ameaçando encher as timelines do twitter com o famoso Oi oi oi (kk).
Bom o que penso de tudo isso? Entendo os fãs de Avenida Brasil, também sou um e já penso no quanto será difícil ligar a TV no dia 22 e não ver mais Carminha, Tufão, Max, Nilo, Suelen, Adauto e toda á turma do divino (Até de Cadinho e seu harém vou sentir falta kk), mas uma hora vamos ter que sair do transe causado pela obra de JEC. O fato de gostarmos de Avenida não significa que tenhamos que odiar Salve Jorge, e que a novela será ruim, incapaz de superar a antecessora.
Salve Jorge ainda nem estreou e já estamos profetizando que a trama será ruim! Acho que Glória merece um voto de confiança. Não estou aqui defendendo Salve Jorge, até não espero muita coisa da trama, mas acho que as pessoas às vezes exageram.  
Quero muito que seja mais um sucesso, quero muito poder gostar de assistir, poder torcer, quero ser surpreendido e acho que Glória Perez tem competência para isso, ela tem um grande elenco, e uma boa história nas mãos, basta saber usar. Enfim, mesmo estando pouco otimista, torço para que de certo e que paguemos com a língua essas críticas antecipadas.
Portanto meu povo, não vamos colocar a carroça na frente dos bois, não vamos sofrer por antecipação, vamos receber á nova novela de coração aberto, vamos dar uma chance, nos permitir assistir, se depois da estréia definitivamente a trama não ser boa, aí sim caímos de pau rsrsrs, mas por enquanto só podemos aguardar, e nos emocionar com a brilhante reta final de Avenida Brasil e nos despedir com chave de ouro desse grande sucesso.
E que venha Glória com Salve Jorge e que sejamos surpreendidos! 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012