segunda-feira, 4 de junho de 2012

Especial - Giovana Antonelli


por Rodrigo Amarante Vargas

    Terminando uma novela onde o maior destaque foi seu cabelo e figurino, e felizmente já engajando outro trabalho que, como sendo uma novela de Glória Perez, não ficam duvidas que será um must, Giovanna Antonelli por si só é um deleite para os olhos. Porém, infelizmente, na novela de Miguel Falabella, sua personagem, Cláudia, deparou-se com um texto mal escrito e uma história sem carga dramática o suficiente para protagonizar uma trama e chamar a atenção do publico.
CAMPOS DO JORDÃO, SP, BRASIL, 16-07-2011: Giovana Antonelli com os filhos gêmeos em evento promocional da Pampers em Campos do Jordão.
    Nascida no Rio de Janeiro, desde a infância sonhava em ser atriz, e, correndo atrás de seu sonho, ainda na adolescência montou a peça “Um Sonho de Ser Artista”. Após isso, persistiu em seu sonho e chegou ao programa infantil da Angélica, ainda na Rede Manchete, como uma das “angeliquetes” (assistentes de palco nos programas infantis da apresentadora em canais como ‘Manchete’, ‘SBT’ e ‘Globo’, eram uma espécie de “paquitas”). Após alguns testes na Globo, estreou em 1994 na novela de Walter Negrão “Tropicaliente”, como ‘Benvinda’, filha do pescador ‘Manjubinha’ (Francisco Sanshes) e irmã de ‘Inês’ (Márcia Barros) e ‘Berenice’ (Daniela Escobar – também com sua estreia nessa novela). Em 1995 voltou a Rede Manchete para fazer “Tocaia Grande” (de Duca Rachid, Mário Teixeira e Marcos Lazarini), onde viveu sua primeira protagonista ‘Ressú’, criada pelo padre da cidade fictícia de ‘Tocaia Grande’ e que apaixona-se pelo cego ‘Coronel Felipe Sampaio’. Ainda na Manchete, em 1996, fez parte do elenco da novela de Walcyr Carrasco (sob pseudo de Adamo Angel) “Xica da Silva”, onde viveu ‘Elvira’, que, apesar de não ser um marco na carreira de atriz, lhe permitiu grande destaque com uma personagem de sucesso que lhe rendeu um bom desempenho. Em 2005, com a reprise da novela no SBT, Giovanna processou o SBT, que, segundo ela, não havia lhe pedido autorização para que reexibissem a trama.
Personagens marcantes de Giovana AntonelliDe volta a Globo, fez “Corpo Dourado” (Antônio Calmon – 1998), “Força de um Desejo” (Gilberto Braga e Alcides Nogueira – 1999) e integrou a primeira temporada do Colégio Múltipla Escolha na série “Malhação”.
Após essa seca de personagem de destaque, no ano 2000, ganhou o papel da emblemática prostituta ‘Capitu’, da novela de Manoel Carlos “Laços de Família”. Com o tremendo sucesso da personagem ganhou o Prêmio Atriz Revelação. No ano seguinte, mais um sucesso, a protagonista da novela de Glória Perez “o Clone”. O sucesso da personagem foi tanto que, quando se fala em Giovanna Antonelli, a imagem de ‘Jade’ vem rapidamente a cabeça dos que acompanharam a trama. Em 2003 fez parte do elenco da minissérie de Maria Adelaide Amar e Walter Negrão “A Casa das Sete Mulheres”. Foi muito elogiada pelo modo com que conseguiu se desvencilhar de Jade na minissérie. Deu o tom certo a personagem que é um ícone do Rio Grande do Sul, e, para muitos, inclusive para mim, não há atriz que melhor representasse a eterna Anita. Agradou o grande publico, quando, em um momento de descontração no meio da minissérie, onde todos os personagens dançam musica chula, ela entra e faz sua dança do ventre, dando a personagem uma malicia que a caracterizava e agradando os fãns de Jade, que puderam a relembrar com gosto.
giovanna antonelli e klara castanho
    Na novela “Da Cor do Pecado” (2004 – estreia de João Emanuel Carneiro como autor titular), Giovanna viveu ‘Bárbara’, sua primeira vilã, que, interessada na fortuna de ‘Paco’ (Reynaldo Gianecchini), tem seus planos ameaçados quando Paco apaixona-se por ‘Preta’ (Taís Araújo), que passa a ser sua arque-rival. Após uma seca de três anos, voltou na minissérie “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, escrita por Glória Perez em 2007, vivendo Delzuite. No mesmo ano foi protagonista da novela de Walcyr Carrasco “Sete Pecados”, onde viveu a protagonista ‘Clarice’, que é abandonada pelo marido ‘Dante’ (Reynaldo Gianecchini), após este cair numa armadilha montada pela vilã ‘Beatriz’ (Priscila Fantin) que apaixona-se perdidamente por ele. Em 2008 mostrou seu lado cômico na novela de Antônio Calmon “Três Irmãs”. Em 2009 voltou a trabalhar com Manoel Carlos na novela “Viver a Vida”, onde interpretou ‘Dora. Teve uma quimica incrivel com Klara Castanho que na novela interpretou sua filha, e se lançou por completo. Agora é só aguardamos a estréia de Salve Jorge e torcer para que venha uma personagem marcante, como tantas outras que constam no currículo da atris.

3 comentários:

  1. Giovanna é uma ótima atriz e se destacou merecidamente em todos os seus trabalhos. Minha única ressalva é a respeito do seu desempenho em Viver a Vida, que achei abaixo do esperado. Mas eu adoro ela e a atriz é uma simpatia.

    ResponderExcluir
  2. Viver a Vida foi a pedra no caminho da queridíssima Giovanna...aliás, a pedra no caminho de todo o elenco. Eita novela chata!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Ainda não sabia que ela fará parte do elenco da nova novela de Glória Perez!. Parece que teremos uma boa safra de novelas das nove, haja vista que João Emanuel Carneiro, colaboradores, direção e todo o elenco estão arrasando em Avenida Brasil!

    ResponderExcluir