terça-feira, 26 de junho de 2012

Na boca do povo!


Por Rafael Barbosa dos Santos


Olá queridos leitores, adivinhem o assunto deste post? Novela é claro, desculpem mais não consigo falar de outra coisa neste blog que não seja a bendita novela. Sou um noveleiro assumido, daqueles que vibram com cada cena, que sofre junto com os personagens, daqueles que fica com frio na barriga, que manda as pessoas ao redor falarem baixo (às vezes solto um “cala a boca” kk) para não deixar de ouvir nada e nem perder nenhum detalhe, daqueles que depois que a novela acaba fica comentando, e continua comentando no dia seguinte e assim por diante, me entrego de verdade às histórias que acompanho na TV, porém houve um período que a coisa não foi bem assim. Nos últimos tempos fui percebendo que grande parte dos noveleiros foram sumindo, deixando de comentar a novela, quando na verdade estavam apenas escondidos a espera de uma  boa nova novela para acompanhar. Cheguei a pensar que o produto estava esgotado, mais me enganei, veremos por que.


Estamos tendo a sorte de ter atualmente na telinha grandes novelões. Sem dúvida este é um ano muito bom para teledramaturgia brasileira. Temos Avenida Brasil que é um estouro, Cheias de Charme que é uma delícia, Carrossel que está dando muitas alegrias para o SBT, Gabriela que é uma uma super produção e está sendo uma grande aposta e Amor eterno amor que mesmo sendo meia boca está com boa audiência. Claro que temos exceções, a Record que o diga. Pois bem, este ano a safra foi boa e estamos tendo fartura, e o legal disso é que podemos constatar que a novela permanece sendo a paixão nacional,  que o publico das novelas continua por aí sedento por boas histórias , e que as telenovelas não perderam o encanto, a magia, a fantasia e o fôlego.


Vendo a cena de “barraco” em Avenida Brasil semana passada, e depois ver a personagem Suélen sofrendo nas mãos daqueles bandidos, me senti voltando a infância onde assisti às melhores novelas de minha vida. Com Cheias de Charme acontece à mesma coisa, há quanto tempo não me identificava tanto com uma novela das sete?

È impressionante a forma como Avenida Brasil e Cheias de charme atingem as pessoas. Fazia muito tempo que a novela não era assunto em rodas de conversa entre amigos e nos encontros de família e de trabalho. Através da internet, podemos ver mais claramente a popularidade das tramas, não há quem não veja, quem não comente, quem não twitta um oioioi ou um es my Love, existem grupos de pessoas que se reúnem todas as noites no twitter só para comentar em tempo real as cenas, os diálogos e as tiradas da vilã Carminha, por exemplo. Impressionante também a repercussão do clipe das empreguetes, que bombou na ficção e na vida real.
Os sucessos que estamos tendo o prazer de acompanhar na TV só comprovam que é possível sim ainda se fazer novela boa. Os autores precisam entender o que o publico gosta, se preocupar antes de tudo em fazer algo de qualidade, ousar, inovar, surpreender e não ter medo de errar, sei que isso é difícil ainda mais sabendo que se tem que agradar milhões de pessoas, mais é totalmente possível. João Emanuel Carneiro está aí para provar isso, um cara que está sabendo como ninguém prender o publico e nos satisfazer com sua belíssima e eletrizante história. Sou um amante de novelas e torço sempre para que façam sucesso, espero que essa boa fase continue por muito tempo. A telenovela ainda não se esgotou e existem ainda infinitas possibilidades de se obter sucesso com o gênero, existem ainda muitas histórias para serem contadas. Concluo dizendo que a novela está de volta onde sempre esteve, na boca do povo! 

Até Willian Bonner se mostrou um noveleiro de mão cheia, deu uma de tiete!


2 comentários:

  1. Realmente, as novelas da Globo vivem a melhor fase!
    Enquanto as da Record.....

    SBT merece o sucesso de Carrossel! Emissora humilde sem grandes pretensões!

    Fabio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  2. Rafael, tem toda a razão. Mesmo com novelas ruins, eu nunca deixei de acompanhar, claro, com algumas exceções. A última novela das oito que gostei de verdade foi Passione. Já às 19h adorei Morde & Assopra e às 18h A Vida da Gente, ou seja, não tem tanto tempo assim que não gostava das novelas em exibição. Cheias de Charme e Avenida Brasil fazem um merecido sucesso e o SBT conseguiu retomar os bons índices com o remake de Carrossel. Abraço.

    ResponderExcluir