Por Rafael Barbosa dos Santos
Quando estréia uma novela nova, para nós noveleiros é como se estivéssemos conhecendo um novo amigo, cria-se um forte laço. Conforme os capítulos vão sendo exibidos e a história vai se desenvolvendo, este vínculo vai se estreitando, e quando nos damos conta já estamos totalmente apegados aquela novela que por pelo menos seis meses fará parte do nosso dia a dia. É impressionante a rapidez com que nos identificamos com tais tramas e personagens, porém não temos conhecimento do trabalho que dá para aqueles que estão por trás da nossa sagrada novelinha.
Já imaginou a trabalheira que dá a um autor para escrever uma novela? Sem dúvida não deve ser nada fácil. Segundo o famoso novelista Aguinaldo Silva, para escrever novela é necessário disciplina, dedicação, criatividade e acima de tudo fazer alguns sacrifícios. Ele diz ainda que escrever novela é um trabalho extremamente maçante e estressante, que exige não só aptidão psicológica, mais também aptidão física. Outro dia li que enquanto escrevia a favorita, João Emanuel Carneiro acabou desenvolvendo uma trombose, por ficar durante horas e horas do dia sentado na frente do computador para escrever. Ta pensando que é moleza é?
Quando a novela não nos agrada, botamos a culpa em quem? Claro, no pobre autor de novelas. Se a audiência é baixa, se não vamos com a cara dos personagens, ou não nos identificamos com a história, sempre culpamos o autor. Engraçado é que ele pode ter escrito dez novelas excelentes, mais se a ultima não agrada, caímos matando em cima do coitado. Reclamamos tanto que não imaginamos o transtorno pelo qual passa um autor quando vê que a novela que idealizou e que vem trabalhando durante um bom tempo, não dá certo. Acredito que para um profissional isso deva ser um martírio, Lauro Cesar Muniz que o diga, ele está penando com Máscaras, atual novela da Record. Na minha opinião, ninguém sofre mais com um fracasso de uma novela, do que seu próprio autor.
Mais se a novela fracassa a culpa não é realmente dele? Não necessariamente só dele, afinal uma novela não é feita apenas pelo novelista, também tem os colaboradores, a direção, elenco, produção, cenografia, sonoplastia, figurinista, enfim existe uma infinidade de envolvidos, e para que uma telenovela dê certo, é preciso que todos estejam em sintonia e trabalhem juntos para que ocorra o sucesso no projeto no qual estão trabalhando.
Um novelista precisa ter em mente, que tem uma grande responsabilidade para com os milhares de telespectadores que acompanham suas novelas, por isso é necessário que haja certa comunicação entre autor e público, afinal durante meses a novela será um elo entre ambos.
Sinceramente acredito que antes de criticarmos os autores, precisamos reconhecer o tamanho da trabalheira deles, e termos respeito pelo seu trabalho assim como temos por qualquer profissional. Devemos reconhecer que um autor não deve agradar somente a nós e sim um país inteiro e lembrar que temos a opção de desligar a TV ou mudar de canal, é claro que temos o direito de deixar nossa opinião, e como a novela é feita para nós, podemos sim apontar os defeitos e fazer nossas criticas, mais sabendo do trabalho do autor e procurando se colocar no lugar deste profissional.
Para se meter nessa profissão é necessário talento, garra e paixão pelo que se faz, portanto para aqueles que como eu, sonham em escrever novelas, é bom pensarmos duas vezes antes de nos atrevermos a entrar para este seleto grupo de profissionais. Como diria Aguinaldo Silva, escrever novelas é para os loucos, como me enquadro nesse perfil (hehe), vou continuar sonhando, lutando e escrevendo minhas historinhas, um dia se Deus quiser e achar que mereço eu chego lá. Fico por aqui! Abraço e até o próximo post.
Owwwww Rafa!
ResponderExcluirTomara que vc consiga realizar seu sonho!
Como diria nossa rainha rsrssr
O sonho sempre vem pra quem sonhar!
Fabio
www.ocabidefala.com
Pois é, sonhar não faz mal a ninguém né Fábio rsrs,
ResponderExcluirum dia de tanto sonhar, quem sabe a gente não os realiza né!
mais até lá, tenho mto que estudar, aprender, enfim o futuro a Deus pertence, o que for da vontade dele será.
Vlw pelo comentário amigo, abç!
Um dia eu espero chegar lá também, mas ultimamente confesso que me desliguei um pouco desse sonho. Concordo sobre o fato de cairmos em cima dos pobres autores, mas é que a gente gosta tanto de novela que acaba querendo que a história seja um pouco nossa também. Mas vamos em frente, guri! Abraço!
ResponderExcluirLucas - www.cascudeando.zip.net
Quem sabe um dia você consegue, Rafael?! Mas deve dar um trabalhão mesmo e eu não teria capacidade para desenvolver uma história por tantos meses. Um fracasso deve frustrar o autor em todos os aspectos, mas acho que o público tem o direito de criticar também, afinal, é uma consequência do que foi feito. Abração!
ResponderExcluirvou realizar meu sonho de ser autor de novela
ResponderExcluirvou realizar meu sonho de ser autor de novela
ResponderExcluir