terça-feira, 3 de julho de 2012

Escrever novelas: Uma tarefa nada fácil!

Por Rafael Barbosa dos Santos


Quando estréia uma novela nova, para nós noveleiros é como se estivéssemos conhecendo um novo amigo, cria-se um forte laço. Conforme os capítulos vão sendo exibidos e a história vai se desenvolvendo, este vínculo vai se estreitando, e quando nos damos conta já estamos totalmente apegados aquela novela que por pelo menos seis meses fará parte do nosso dia a dia. É impressionante a rapidez com que nos identificamos com tais tramas e personagens, porém não temos conhecimento do trabalho que dá para aqueles que estão por trás da nossa sagrada novelinha.

Já imaginou a trabalheira que dá a um autor para escrever uma novela? Sem dúvida não deve ser nada fácil. Segundo o famoso novelista Aguinaldo Silva, para escrever novela é necessário disciplina, dedicação, criatividade e acima de tudo fazer alguns sacrifícios. Ele diz ainda que escrever novela é um trabalho extremamente maçante e estressante, que exige não só aptidão psicológica, mais também aptidão física. Outro dia li que enquanto escrevia a favorita, João Emanuel Carneiro acabou desenvolvendo uma trombose, por ficar durante horas e horas do dia sentado na frente do computador para escrever. Ta pensando que é moleza é?
Quando a novela não nos agrada, botamos a culpa em quem? Claro, no pobre autor de novelas. Se a audiência é baixa, se não vamos com a cara dos personagens, ou não nos identificamos com a história, sempre culpamos o autor. Engraçado é que ele pode ter escrito dez novelas excelentes, mais se a ultima não agrada, caímos matando em cima do coitado. Reclamamos tanto que não imaginamos o transtorno pelo qual passa um autor quando vê que a novela que idealizou e que vem trabalhando durante um bom tempo, não dá certo. Acredito que para um profissional isso deva ser um martírio, Lauro Cesar Muniz que o diga, ele está penando com Máscaras, atual novela da Record. Na minha opinião, ninguém sofre mais com um fracasso de uma novela, do que seu próprio autor. 


Mais se a novela fracassa a culpa não é realmente dele? Não necessariamente só dele, afinal uma novela não é feita apenas pelo novelista, também tem os colaboradores, a direção, elenco, produção, cenografia, sonoplastia, figurinista, enfim existe uma infinidade de envolvidos, e para que uma telenovela dê certo, é preciso que todos estejam em sintonia e trabalhem juntos para que ocorra o sucesso no projeto no qual estão trabalhando.
Um novelista precisa ter em mente, que tem uma grande responsabilidade para com os milhares de telespectadores que acompanham suas novelas, por isso é necessário que haja certa comunicação entre autor e público, afinal durante meses a novela será um elo entre ambos.
Sinceramente acredito que antes de criticarmos os autores, precisamos reconhecer o tamanho da trabalheira deles, e termos respeito pelo seu trabalho assim como temos por qualquer profissional. Devemos reconhecer que um autor não deve agradar somente a nós e sim um país inteiro e lembrar que temos a opção de desligar a TV ou mudar de canal, é claro que temos o direito de deixar nossa opinião, e como a novela é feita para nós, podemos sim apontar os defeitos e fazer nossas criticas, mais sabendo do trabalho do autor e procurando se colocar no lugar deste profissional.


Para se meter nessa profissão é necessário talento, garra e paixão pelo que se faz, portanto para aqueles que como eu, sonham em escrever novelas, é bom pensarmos duas vezes antes de nos atrevermos a entrar para este seleto grupo de profissionais. Como diria Aguinaldo Silva, escrever novelas é para os loucos, como me enquadro nesse perfil (hehe), vou continuar sonhando, lutando e escrevendo minhas historinhas, um dia se Deus quiser e achar que mereço eu chego lá. Fico por aqui! Abraço e até o próximo post. 

4 comentários:

  1. Owwwww Rafa!
    Tomara que vc consiga realizar seu sonho!
    Como diria nossa rainha rsrssr
    O sonho sempre vem pra quem sonhar!

    Fabio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, sonhar não faz mal a ninguém né Fábio rsrs,
    um dia de tanto sonhar, quem sabe a gente não os realiza né!
    mais até lá, tenho mto que estudar, aprender, enfim o futuro a Deus pertence, o que for da vontade dele será.
    Vlw pelo comentário amigo, abç!

    ResponderExcluir
  3. Um dia eu espero chegar lá também, mas ultimamente confesso que me desliguei um pouco desse sonho. Concordo sobre o fato de cairmos em cima dos pobres autores, mas é que a gente gosta tanto de novela que acaba querendo que a história seja um pouco nossa também. Mas vamos em frente, guri! Abraço!
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Quem sabe um dia você consegue, Rafael?! Mas deve dar um trabalhão mesmo e eu não teria capacidade para desenvolver uma história por tantos meses. Um fracasso deve frustrar o autor em todos os aspectos, mas acho que o público tem o direito de criticar também, afinal, é uma consequência do que foi feito. Abração!

    ResponderExcluir