sábado, 11 de agosto de 2012

Malhação Conectados chegou ao fim: o que dizer dessa conexão?


Por Raul Felipe Senger




Ontem foi ao ar o último capítulo da 19° temporada de Malhação. Levando o nome de MALHAÇÃO CONECTADOS,  a novelinha chegou ao fim de mais uma temporada. Escrita por Ingrid Zavarezzi, MALHAÇÃO CONECTADOS  tem grande chance de não deixar saudade. O tema central, que falava de paranormalidade, não agradou nada, nada seu público. Um dos grandes mistérios que rondaram a história por um tempo, foi  o que estava por trás do número 1046, sem contar as aparições de um personagem fantasma, que assombrou os primeiros capítulos, causando uma certa estranheza geral. A primeira cena, que foi ao ar 29/08/11, sua estreai, já era possível perceber que era uma história até então, nunca vista naquele horário. Em um sonho sombrio, a personagem protagonista Alexia (Bia Arantes), está correndo de alguém, que não era possível ver o rosto. Sinistro, não? Uma outra  novidade que CONECTADOS trouxe, foi que o núcleo dos personagens principais, já estavam na universidade, assim, deixando o cenário de colegial que sempre foi marca registra da atração, um tanto de lado.

Sim, já estava claro, que a autora queria sair do clichê, ok. Mas essa saída radical trouxe sérios problemas. Pouco tempo depois da estréia, quando o publico viu que aquilo era “fantasia” demais, os telespectadores  começaram a trocar de canal, simples assim. Com isso a temporada marcou a mais baixa audiência da história da série, marcando14 pontos.Visto que a coisa não ia nada bem, a emissora não teve outra escolha, tiveram que mexer na sinopse. Assim, as aparições  fantasmagóricas foram delatadas, o mistério 1046, foi revelado, coisa que não surpreendeu ninguém. E começaram  a mostrar curtas e sem importância cenas do colégio, como forma de melhorar os índices de ibope. Mas o que realmente ficou ‘irônico’ é que, o tema, o texto e todas as novidades de MALHAÇÃO CONECTADOS foi visto como uma forma de alavancar a audiência, porque as temporadas anteriores também não tinham obtido um bom resultado no quesito audiência, portanto, as novidades, a saída do clichê foi aprovada justamente para isso, para levar o ibope lá em cima. Mas, infelismente aconteceu  o contrário, completamente o inverso do esperado. A coisa ficou tão séria, que saíram alguns boatos de que a temporada teria seu final antecipado. 

Mas enfim, o tempo foi passando, a audiência foi ficando razoável, com isso CONECTADOS foi seguindo em frente. Na minha opinão, a autora até poderia ter uma boa história para contar, mas como quem manda é o telespectador, a coisa teve que ser reformulada, fazendo então, a autora fazer mudanças mesmo contra a sua vontade. Mas lá no fundo, bem no fundo, foi um temporada interessante, uma temporada que trouxe coisas novas, um assunto novo, mesmo que não tenha agradado a grande maioria, foi bom sair um pouco da mesmice. Variar um pouco é bom, não é? Como telespectador  e de quem cresceu vendo Malhação, posso dizer que  foi uma temporada assistível, não foi de todo o ruim. 

 A coisa começou a melhorar pra valer, recentemente. Na penúltima semana, quando Alexia acabou com o casamento de Cristal (Thaís Melchior) com Gabriel (Caio Paduan), a moçinha acabou com tudo, revelando que a  gravidez de Cristal, não passava de um barriga de espuma . Depois do acontecido, as coisas seguiram bem. Gabriel e Alexia finalmente ficaram juntos. Cristal mais uma vez se juntou com Moisés ( Alejandro Claveux), na tentativa de acabar com o romance de Alexia e Gabriel, os outros personagem foram seguindo seus rumos. Durante a última semana, nada que despertasse interesse em assistir o final, aconteceu. A cena aonde Moisés tentou matar Gabriel atropelado, não foi nada demais. A única emoção, foi Carmem ( Helena Fernandes ), mãe de Gabriel, que na tentativa de tirar o filho da direção da Motocicleta, acabou  morrendo, mas antes, teve o perdão do filho. De resto, não teve nada de “oh”. O sequestro  de Alexia, cometido por Cristal teve uma resolução óbvia e sem graça. Com isso, tudo seguia o caminho de um final sem muitas surpresas.Vimos Cristal e Moisés presos, como já era o esperado. A última cena aconteceu no show dos pagodeiros do comunidade dos anjos,  Jefinho ( Douglas Sampaio) e Dieguinho (Pedro Bernardo), durante o show, avistamos todos os casais abraçadinhos e felizes. Com direito a um escurinho, Alexia e Gabriel disseram suas últimas palavras. Com o beijo dos dois, CONECTADOS chegou ao fim.


Como já disse a cima, não foi uma temporada tão ruim assim. Seu início só fugiu um pouco do convencional, mas depois alcançou uma estabilidade. E você, o que achou dessa temporada? Concorda ou discordo comigo? O você tem a dizer dessa temporada? Comente.

Abraço,
Fico por aqui.






11 comentários:

  1. quando começou a nova malhação parecia q ia ser bem diferente , cheia de mistérios , mas ai a autora se perdeu um pouco e tudo ficou muito sem graça , ate o final não teve muita emoção não, espero q a malhação nova seja como a de antigamente , jovem, e com muitas histórias interessantes pq é isso q vcs jovens , e nós q somos um pouquinho mais velhas tbm gosta de assistir!!

    ResponderExcluir
  2. Bom eu não pude acompanhar toda a temporada, só o início, e realmente era uma 'novidade' porém muito confusa e até 'sem graça'... O que é uma pena, pois como você, também cresci assistindo malhação, e essa foi um tanto quanto decepcionante. Mas na vida é assim mesmo né? Entre idas e vindas no fim dá tudo certo. E que venha a próxima malhação, uma pena que não poderei assistir. O texto ficou ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, nos primeiros capitulos o tema não foi mto bom, dai com o desenrola da historia e com a mudança do tema fico mto melhor a malhação, só ñ gostei que a Carmem morreu no ultimo capitulo, por q ela luto tanto pra ter uma familia e quando ela consegue ela é mto triste eu acho q ela merecia um final melhor...

    Ah parabéns pelo texto bjs: Daniele Vargas

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ver a Malhação Paranormal como estava no começo, mas mudou. Olha que não sria Malhação. Seria a novela das Seis "Insônia" e por ter muitos jovens FOI PARA Malhação. Essa Malhação seria Sobrenatural, mas o público não aceitou. Os primeiros capítulos são excelentes, melhores que Malhação Intensa como a vida. Essa temporada mudou o clichê da novela. Todos eram bons no começo e do nada viraram vilões. Vilões que, diferentes das outras temporadas, não se arrependeram no final. Os segredos foram revelados logo e quem voltou a assistir depois não sabe as respostas para os mistérios. É uma injustiça isso acontecer com uma história que merce reconhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão cara! Moisés até que tinha um jeito de vilão mais cristal,nada haver!

      Excluir
  5. Galera, muitíssimo obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Bom,essa malhação me marcou! O erro fatal dessa malhação foram as revira-voltas na história que imbolavão tudo! EU particularmente preferia o começo paranormal,isso poderia ter dado muito certo!Mais os diretores tinhão a arma certa e abusarão dela! E deixarão a história fictícia demais,muita inrolação,muita coisa de nexo!E o publico não gostou nada,dai teve a mudança geral pra almentar a audiencia,omais ficou esquisito pelo simples fato de ter acontecido uma história surpreendente no COMEÇO e depois todos os personagens agirão como se não tivesse acontecido nada! Fora isso,eu adorei ver o Gabriel com a Alexia,mais e Cristal que era a mais boazinha,vira uma vilã maluca e ainda ser presa? sem sentido! Isso queimou muito,mais o lado mais que positivo foi da malhação dar foco para a Faculdade,a Comunidade e as Redes Sociais!Tratarão de assuntos diferentes do comum! Também adorei ver uma dupla de pagode e eu também tinha um relação especial com cada personagem,esses motivos que fizerão essa malhação marcar na minha vida! E gostei do final,a cena de Alexia e Gabriel,ela explicando pra ele dos sonhos,porque ele era um anjo e se Beijam ao som dos Pagodeiros dos Anjos ai tudo se contorse e aparece o fim e toca a musica do Marcelo D2! Me emocionei com essa parte!

    EM FIM!MESMO COM TUDO VAI DEIXAR MUITAS SAUDADES!


    (https://twitter.com/mrlucasbatista)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Lucas. Eu também goste, mas todas as mudanças, fizeram de Conectados, uma grande confusão, que só veio a se encontrar próximo do final.

      Excluir
  7. ador a cristal só não gostei que ela virou vilã ela merecia ficar com o gabriel

    ResponderExcluir
  8. desculpe felipe .mas eu acho que foi a melhor malhaçao de todas.principalmente com o rapp de marcelo d2.pouco visto em abertura de novelas.

    ResponderExcluir
  9. mesmo com a fraca pespectiva na reta final adoreeeeeeeeei essa malhaçao..como diz a musica ;que todos somos elo da corrente e junto chegaremos la na frente .de fato o amor vem de dentro da gente.simbora eu disse todos.

    ResponderExcluir