domingo, 16 de setembro de 2012

Carlos Lombardi é o mais novo contratado da rede Record!

Por Rafael Barbosa dos Santos.


"Carlos Lombardi é o mais novo contratado da rede Record".  


Não vi com bons olhos essa notícia, devido ao fato de gostar muito das novelas do autor, e de saber que provavelmente não verei uma novela sua na rede Record, simplesmente pelo fato de não me sentir nenhum pouco atraído pelas novelas da emissora. Nunca acompanhei uma trama da rede Record, já tive vontade, mas não consegui. As únicas que chegaram á me despertar certa curiosidade foram Prova de amor, Amor e intrigas, vidas opostas e a recente Mascaras devido á todo o falatório em torno do fracasso da trama. Não sei se é um preconceito meu, ou se sou acostumado com o padrão globo de se produzir novela, só sei que nenhuma trama da Record me fez querer acompanhá-la. Por esse motivo mesmo gostando do estilo de Lombardi, é quase certeza de que não verei a novela que escreverá para sua nova emissora.
A meu ver á globo perde muito, tendo em vista que Lombardi é dono de um estilo diferenciado de se fazer novelas. Particularmente sempre curti suas tramas, comédias recheadas com um bom humor, romance, boa dose de drama, ação e aventura. Acredito que as novelas de Carlos Lombardi sofram certo preconceito, pelo seu estilo que já foi taxado de fora de uma linguagem televisiva, devido às inúmeras reviravoltas em suas tramas, além disso, muitos já o chamaram de apelativo, sobretudo pelos descamisados de sua trama. Para mim Carlos Lombardi é um autor ousado, que sabe usar suas tramas, quebrar regras e paradigmas estabelecidos, que sempre soube confrontar os clichês. Carlos Lombardi escreveu grandes sucessos na rede globo como Vereda tropical, Bebe a bordo e Quatro por quatro (considerado seu maior sucesso). Uga Uga, Kubanacan e Pé na Jaca, suas ultimas novelas (que adorei), dividiram opiniões, as duas primeiras conseguiram alcançar relativo sucesso, já a ultima para muitos foi um fracasso, porem teve um publico cativo e fiel (sou um deles rs). 
O que sempre me fascinou nas novelas dele, foram os seus heróis, como Baldochi (Humberto Martins) de Uga Uga, e Esteban e Lance (Marcos Pasquim) de Kubanacan e Pé na Jaca. Esses personagens para mim, que tinha entre 7 e 10 anos, eram como os super- heróis de historias em quadrinhos, desenhos animados, filmes. Homens fortes, aparentemente invencíveis, com vários conflitos internos, valentes, corajosos, que quase sempre sabiam lutar, batiam nos vilões e seus capangas, sempre salvavam as donzelas em perigo, seus pares românticos, eram protetores, quase sempre estavam em apuros, e ainda tinham muito humor e divertiam. Eu realmente era fã da saga de Esteban de Kubanacan em busca de respostas sobre seu passado, seu romance com a espevitada Lola Calderón (Adriana Esteves) e todas as suas aventuras. O mesmo digo da divertida historia dos 5 amigos de Pé na jaca.
Enfim sentirei falta de uma novela de Carlos Lombardi, que sempre teve as características essenciais de uma boa novela das sete. Tenho boas recordações do autor, e sem duvida personagens como Babalu e Raí, Tatuapu, Bionda, Esteban, Lola, Enrico, Arthur Fortuna, Maria Bo, e outros serão personagens que estaram entre os meus favoritos. Desejo muita sorte á Carlos Lombardi nesta fase de seu trabalho, que ele faça muito sucesso na Record, quem sabe eu não mude e acompanhe sua novela na nova emissora. Tenho certeza que ele fez á escolha certa, se não estava sendo valorizado como devia, tinha mais é que correr atrás, ir em busca de novas oportunidades.
Boa sorte Lombardi!


      
  
  


 

3 comentários:

  1. Olá Rafael.
    Sua análise é interessante e abre um precedente para que eu possa comentar. Creio que a saída do Lombardi da Globo está além do que já foi noticiado na mídia. Veja o quanto ele perdeu espaço às 7 da noite, nos últimos anos, desde o fim de Pé na Jaca. Outros autores inseriram um novo estilo de narrativa às novelas das 7: Walcyr Carrasco (Se7e Pecados, Caras e Bocas e Morde e Assopra); Andréa Maltarolli (Beleza Pura); Bosco Brasil (Tempos Modernos); os remakes TiTiTi e agora Guerra dos Sexos e a maravilhosa CHEIAS DE CHARME! Além disso, a Globo finalmente apresentou ao telespectador uma nova safra de autores, o que chama, desperta a atenção do público, gerando curiosidade quanto ao trabalho daquele autor que está iniciado solo ou em parceria. Eu também gostei da maioria dos trabalhos do Carlos Lombardi e espero que ele se dê muito bem na Record. Espero principalmente que um autor tão criativo como ele seja muito bem aproveitado pela emissora e que o setor de dramaturgia da Record prime pela qualidade quando for produzir a novela do Lombardi!

    ResponderExcluir
  2. Pois ainda bem que mudou de emissora, a vida é feita de mudanças. Faz algum tempo que não vejo anunciarem nada feito por ele e eu já gostei bastante da sua narrativa cheia de humor que é simultaneamente muito dramático e reflexivo. Eu voltaria a ver sem hesitar uma novela dele. Ele merece e o público o merece.

    ResponderExcluir