quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cheias de Charme perdeu o charme? Pra mim não e pra você?

Por Rafael Barbosa dos Santos




Definitivamente somos um publico cada vez mais exigente, já não nos agradamos com qualquer coisa, não engolimos tudo o que nos é apresentado, e queremos sempre mais, ou seja, o melhor.  Isso é ruim? Claro que não, temos o direito de ter entretenimento de qualidade, que faça valer á pena cada segundo que ficamos parados diante da TV.
Uma prova disso é Cheias de Charme, a atual novela das sete. A trama agradou de cara, fez um sucesso meteórico, em certos momentos conquistou uma audiência digna de horário das nove, conquistou uma legião de fãs, teve uma grande repercussão nas redes sociais, inovou ao interagir com a internet, sem falar na brilhante história, ritmo frenético, grandes atuações, personagens incríveis. Não há quem não cantou vida de empreguete, quem não virou fã do trio, quem não se emocionou com o rompimento, quem não se divertiu com Chayene e Socorro, quem não vibrou com os grandes momentos (sarmento desmascarado, Cida brilhando no casamento da inimiga, clipe das empreguetes, barraco na Ana Maria Braga e muito mais). Cheias de charme parecia à novela perfeita, uma trama esperada á muito tempo no horário, há quem disse que a novela resgatou o grande estilo das clássicas comedias dos anos 80, enfim foi um fenômeno.
Apesar de tudo isso, bastou à trama pela primeira vez dar uma folga nos grandes acontecimentos e dar uma diminuída no ritmo, para começar as reclamações. O publico, evidentemente reagiu negativamente a este ritmo mais lento, eu mesmo me decepcionei.  Não se sabe o que aconteceu, mas na minha humilde opinião, na tentativa de agradar de imediato o publico os autores acabaram optando por priorizar seu inicio desenvolvendo de forma muito acelerada a trama, e deixou um pouco de lado a reta final, afinal nesta atual fase, todos já estariam devidamente fisgados. Mas infelizmente isso não funcionou, o publico não perdoa, e não bastou todo o fenômeno apresentado no inicio, para evitar as criticas.
São nas redes sociais em que principalmente se é possível sentir essas queixas, e fica claro que do mesmo modo que essas ferramentas levantam e fazem de uma novela um sucesso, também são capazes de derrubá-la. Sem falar que as pessoas também são muito influenciáveis, um reclamou, aí vem àquela enxurrada de reclamações.
No caso de cheias de charme, não sei se é porque sou fã e adoro a novela, acho injusto que em uma época em que se anda tão carente de grandes novelas, uma obra como ela seja reduzida á uma novela chata e insuportável. È como se toda a qualidade da novela simplesmente fosse esquecida.
As pessoas exageram muito, seja nas criticas, quanto nos elogios. Amo Avenida Brasil, mas reconheço que a trama também já teve seus momentos baixos, e essa idolatria toda, às vezes é sim exagerada. Não dá pra dizer que é uma novela perfeita, talvez quase perfeita (rs), confesso que meu encanto pela trama caiu um pouco nos últimos dias (Não me conformo da Nina não contar logo á verdade pro Tufão). Só de escrever isso sobre AB, já me sinto um pouquinho injusto.
Se á novela é ruim a gente cobra, se á novela é boa á gente cobra mais ainda! Não dá pra uma novela agradar sempre, vai ter momentos bons e momentos não tão bons assim, sempre vai ter alguém que não gosta, o importante é que no final somam-se mais pontos positivos do que negativos. Cheias de Charme e Avenida Brasil cumprem isso, pois ambas são as melhores novelas dos últimos 5 anos. 
Escrevi este texto numa tentativa de lembrar do sucesso que Cheias de Charme fez, para que não sejamos tão duros com a novela, pois pra quem teve que aturar três irmãs, tempos modernos, aquele beijo, fina estampa, insensato coração e etc., não é assim tão difícil assistir uns capítulos chatinhos de Cheias de charme, vamos perdoar vai! Eu realmente espero que a novela dê a volta por cima em suas duas ultimas semanas, e tenha um final digno da trama fenomenal que sempre foi.
Sei que muita gente vai discordar do texto, mas é o desabafo de um amadinho da novela. 
Amo cheias de charme, a novela vai deixar saudades, e é a melhor em anos. “Eu falo mermo não sou baú”

11 comentários:

  1. Oi, Rafael

    Eu discordo, CDC nunca me agradou muito. Sempre achei Chayne ótima, personagem, núcleo e atriz mas só. Desconfiava que as tramas não teriam fôlego. Particularmente, não tenho assistido mais. Agora, sua defesa é ótima, e o principal, sempre válida e importante. Respeito e valorizo sua opinião.
    Quanto à AB, não considero novela, mas sim uma obra de arte. rsrs Claro sou fanática e talifã, mas isso você me perdoa, né?
    Um beijo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não te agradou Dandara!
      Eu realmente acho uma novela ótima, mas que tropeçou no final, o que é uma pena. Mas sou fã, e fã você sabe né! Por isso a defendo, talvez para preservar os momentos em que acertou!
      Quanto á Avenida Brasil, claro que perdoo! Também adoro a novela e é a melhor em muito tempo, merece todo nosso amor, é por isso até me sinto injusto quando solto uma reclamaçãozinha kk.
      Enfim duas novelas que vão me deixar imensas saudades.
      Brigadão pela visita Dandara, volte sempre, que bom que me entende!
      Beijos!

      Excluir
  2. eu acho que Cheias de Charme perdeu mesmo um tanto da sua graça... nós nos acostumamos mal ao ritmo "alucinado" da trama, e hoje queremos que se mantenha igual.

    Parabéns pela postagem, queridos!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, ficamos mal acostumados Isaac, é uma pena, pois foi uma novela em que se era uma delicia assistir. Espero que tenha um bom final, para compensar esse marasmo que pairou nessa reta final.
    Vlw pela visita amigo.
    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, seu post é do tipo "pronto falei!" Gostei muito do que li, acho isso "mermo", concordo com você. Mas Cheias de Charme tinha tudo para fechar acima dos 30, mas temos de lembrar que o calor (moro em MG) que está fazendo e a praga do horário político está deixando o ibope lá embaixo. Qualidade? CDC ainda tem muita qualidade, mas só quem continua assistindo (nós continuamos) é que pode atestar isso. Enfim, não é questão de acostumar com um ritmo alucinante e depois abandonar o barco, mas sim perceber que novela é isso mesmo. Ainda bem que faltam apenas duas semanas para finalizar, pois se fosse ter mais capítulos aí sim seria um martírio.
    Ah, só um detalhe, Amor Eterno Amor começou lenta e finalizou com um ritmo bem mais movimentado, com os vilões botando pra quebrar e as tramas principais sendo reveladas de forma clara e dinâmica. Viu como a história foi inversa? Será que o problema é mesmo com as novelas ou com o público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, achei alguem que continua gostando da novela. Fernando, tenho ficado triste com os comentários negativos de Cheias de Charme, uma novela que tenho um imenso carinho. Tipo quando tava fazendo sucesso era a melhor novela dos últimos anos, agora é chata e insuportável. Parece que todo o fenômeno que foi, não valeu de nada. Já li absurdos, dizendo que aquele beijo foi melhor que Cheias de Charme. Mas enfim, gosto é gosto, concordo hoje o publico exige muito, tem uma visão mais critica da coisa, e por isso para os autores deve estar cada vez mais difícil agradar. Mas depois de tanta novelinha mais ou menos no horario acho que ficamos devendo muito á Cheias de Charme e ainda a considero um grande sucesso! Mas tenho certeza que pelo menos nas duas ultimas semanas, a novela volte a ser a delicia que era de se assistir e se encerre digna do que foi.
      Abraço, tava sentindo falta de seus comentários, volte sempre!

      Excluir
  5. Rafaaaaaaaaaaaaaaaa.
    Melhor que Ti Ti Ti?
    Não acho não!
    Mas é um novelão, poderia ser a melhor em muitos anos sim, mas esse finalzinho não faz que ela superar a maravilhosa trama de Maria Adelaide Amaral!!!

    Um abraço amadinho!

    ResponderExcluir
  6. Rafael, gostei do seu texto e juro que entendo o seu ponto de vista, embora não concorde quando você diz que Cheias de Charme é a melhor novela do horário nos últimos anos. Depois da maravilhosa Cobras e Lagartos, a melhor para mim foi Ti Ti Ti, novela divertidíssima de Maria Adelaide Amaral. Mas cada um tem a sua opinião, não é?

    Quando eu li a sinopse de Cheias de Charme pela primeira vez, confesso que não simpatizei com a história, mas achei cedo pra julgar, pois afinal, a novela não tinha nem começado ainda. Mas assim que vi o primeiro capítulo, me apaixonei pela história e cheguei mesmo a pensar que a novela poderia superar Ti Ti Ti. Durante uns 40 capítulos acompanhei a novela todos os dias, pois pensava que fosse ficar ainda melhor depois que as protagonistas virassem cantoras de sucesso, mas depois do capítulo 30, meu entusiasmo começou a esfriar e abandonei a novela de vez depois do capítulo 50. Os personagens ficaram muito estereotipados, a novela transformou-se numa espécie de musical com um show atrás do outro e sempre as mesmas músicas sem graça (na minha opinião), enfim, cansei das situações repetitivas. Filipe Miguez e Izabel de Oliveira criaram um boa história e um ótimo texto, mas infelizmente não souberam conduzir bem a história de modo a deixá-la interessante do começo ao fim, fazendo mesmo os maiores fãs dela ficarem decepcionados.

    Também não concordo quando diz que é comum essa fase chata em qualquer novela. Não concordo, pois Ti Ti Ti manteve um fôlego impressionante ao longo de 209 capítulos e o público nunca reclamou dela, porque a autora soube movimentar a trama do início ao fim com situações muito bem boladas e divertidas. Já os autores de Cheias de Charme não conseguiram fazer a mesma coisa, mesmo com a novela durando apenas 143 capítulos, o que só pode significar uma coisa: que a história não tinha fôlego nem para esse tanto de capítulos e que já está esgotada. Até concordo que a maioria das novelas passe por uma fase mais devagar, como aconteceu recentemente com Avenida Brasil, outra que já não prende mais a minha atenção como antes. Mas para mim, nada justifica deixar a trama chata na reta final, quando precisava ficar cada vez mais interessante. Até Amor Eterno Amor, que foi superlenta, foi mais movimentada na reta final. Para mim uma novela que começa ótima e chega ao final se arrastando, não merece a minha admiração, mas repito mais uma vez que essa é a só a minha opinião.

    Acho que o público guardará uma boa recordação de Cheias de Charme, mas também lembrará dessa fase chata e isso deixará para sempre uma mancha na reputação da novela.

    ResponderExcluir
  7. rs! respeito tua opinião, mas não concordo que tititi manteve o folego do inicio ao fim, houve momentos em que a trama ficou sim meio parada , e ouvi muita gente reclamar, talvez não tanto quanto Cheias de Charme, mas que ficou, ficou sim. Cheias de charme teve uma repercussão bem maior que Tititi, e conquistou logo de cara, sem falar na audiência fenomenal. O publico so começou a sentir a mudança de ritmo por volta do capitulo 80, pq até então a trama era perfeita e todos adoravam, esse ritmo claro gerou estranhamento depois de um ritmo frenético. Chata mesmo a novela só ficou, depois da separação das empreguetes em que a trama realmente pareceu sem rumo.
    Você parou de assistir bem antes, quando a trama ainda era maravilhosa, então definitivamente não gostou da novela kk, e perdeu muita coisa boa.
    Quanto a amor eterno amor não tem nenhum terço da qualidade de Cheias de Charme, pois só se desenvolveu nas ultimas três semanas.
    Avenida Brasil para mim segue ótima tbm.
    e ainda faltam duas semanas para Cheias de charme acabar, e acredito que as coisas começam a melhorar.
    eu continuo admirando e muito á novela, para mim é a melhor desde cobras e lagartos, e sentirei muitas saudades.
    Obrigado pelo comentário!
    abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou dizendo que Amor Eterno Amor é melhor do que Cheias de Charme, pois detestei a novela, mas pelo menos na reta final, tenho que reconhecer que a novela ficou melhor e terminou com alguns acontecimentos interessantes. Já Cheias começou ótima e está parada na reta final.
      Cheias de Charme teve sim alguns capítulos em que bateu recorde de audiência, com ibope em torno de 35, 36 pontos, mas novelas como Ti Ti Ti e Morde e Assopra também registraram índices iguais em vários capítulo. Cheias de Charme deve fechar com média parecida com essas duas novelas, em torno de 30 pontos. A diferença com essas duas novelas que citei será pouca.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Entendi seu comentário sobre amor eterno amor, mas não gosto de tramas que deixam tudo para o final, e foi isso que ocorreu com amor eterno amor , assim como aconteceu em Caminho das índias, não vejo mérito nisso.
      Já cheias de charme sempre foi movimentada, a partir do capitulo 80 é que diminuiu o ritmo e depois da separação do trio principal é que realmente pareceu estagnada. O erro de Cheias de charme talvez tenha sido não poupar o enredo, os autores poderiam ter segurado alguns lances, parece que a trama se esgotou, agora só resta o desfecho, que espero seja digno da boa novela que foi. Quanto á audiência, Cheias de charme surpreendeu , e foi considerada um fenômeno, tinha potencial para ultrapassar Caras e bocas, ja que ultrapassou a media de 30 pontos antes do capitulo 60. Tititi e Morde e assopra também marcou bons índices, mas Morde e assopra foi ganhando audiência gradativamente, teve um inicio difícil, e tititi teve excelente audiência, mas demorou mais para ultrapassar dos 30 e teve uma audiência mais oscilante. Se não fosse esta reta final morna, e horário politico, sem sombra de duvida Cheias se estabeleceria como a maior audiência do horário das sete nos últimos 5 anos. Pena que isso não aconteceu. Mas nem sempre audiência é sinomino de qualidade.

      Excluir