sábado, 12 de janeiro de 2013

POSTAGEM EXTRAORDINÁRIA



Por Rafael Barbosa dos Santos

O Canto da Sereia: Teledramaturgia de encher os olhos!


Não resisti. Ao ver os créditos no final do último capítulo de “O Canto da Sereia”, fui tomado por uma súbita vontade de escrever sobre esta belíssima produção. Aí me lembrei deste falecido blog, e cá estou eu, a fim de ressuscitá-lo por um dia, só por hoje. Convenhamos, por uma causa justíssima né? Então lá vamos:


O Canto da Sereia foi aguardada sob grande expectativa, devido ha suas chamadas eletrizantes que já eram um prenúncio do que vinha por aí. Escrita por George Moura, Patrícia Andrade e Sérgio Goldenberg, com direção de José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington, supervisão de texto de Glória Perez, e inspirada na obra homônima de Nelson Motta, “O canto da Sereia” Foi um sucesso, feita no capricho, de forma impecável, e a audiência, claro, correspondeu.
Uma super produção, onde tudo funcionou direitinho: Texto, direção, fotografia, trilha, e elenco, aliás, um elenco digno de todos os elogios possíveis, aplausos, assovios e reverência. Camila Morgado, Marcos Palmeira, Gabriel Braga Nunes, Fabíola Nascimento, Marcos Caruso, Marcelo Médici, João Miguel e outros, brilharam intensamente, já que todos tiveram essa oportunidade. Ísis Valverde, a protagonista Sereia, deu show atrás de show, se entregou para o papel e faz de Sereia o seu melhor personagem na TV, carimbando seu nome entre os grandes atores do primeiro time da globo.


A microssérie também promoveu cenas épicas e impactantes. O assassinato de Sereia; a briga de Sereia e Mara; o desabafo de Mara; Sereia procurando Mãe Marina para lhe entregar seu diário; Sereia passando mal já muito doente; Ela desesperada já sabendo da doença; Sereia pedindo para que Só Love lhe mate; Augustão encontrando Só Love; A explicação do assassinato e a cena final, todas marcantes, emocionantes e maravilhosamente bem realizadas.
È possível notar algumas semelhanças com o sucesso do ano passado, a novela Avenida Brasil, não só pelo elenco que em sua maioria esteve na novela, e pela qualidade, mas também pela linguagem e estética cinematográfica, e direção precisa e inspirada que faz toda a diferença nas duas produções. Villamarim e Ricardo são o que há de melhor em direção na globo.  As cenas são sempre bem planejadas, mostradas com uma riqueza de detalhes, conseguem captar toda a emoção, olhares, expressões e gestos dos atores, ainda com uma trilha acertada de fundo, tudo muito minucioso e delicado e o resultado não poderia ser melhor. Diante da direção que essa dupla vem fazendo, a sensação que temos, é que outras produções, como as que estão no ar atualmente, como Salve Jorge, por exemplo, tenham um aspecto ultrapassado.
“O Canto da Sereia” mostra que a globo está preparada para investir pesado neste setor da teledramaturgia, e isso não é de hoje, haja vista outras belíssimas produções como “Força Tarefa” e “A cura”. Mostra também, o quanto se faz necessário o investimento em autores novos, com a “cuca fresca”, que são capazes sim, de inovar o gênero. E por último, mostra que a globo precisa se mexer, sair da zona de conforto em que se encontra, e se esmerar mais em suas produções, investindo em novidades, estética, equipamentos modernos, tendo mais cuidado ao aprovar determinado projeto. Enfim, o público gosta e agradece quando temos uma produção tão boa quanto esta.
È de se lamentar apenas, a curta duração da microssérie, 4 capítulos apenas, que nos deixam com gostinho de quero mais, e já com muitas saudades. Autores, colaboradores, direção, elenco e toda a equipe, muito obrigado por este presente e parabéns. Fiquei fã de Sereia e já quero em DVD.


E aí, também gostaram de O Canto da Sereia?

3 comentários:

  1. Que bom vê-lo de volta a ativa, brother... O Canto da Sereia valeu mesmo a pena. Excelente adaptação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vlw Isaac, adorei a série, muito linda e bem feita!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. O Canto da Sereia foi excelente! Ficou até um gostinho de quero mais... adorei! Abraço!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir