quarta-feira, 4 de abril de 2012

Afinal, Audiência é sinônimo de qualidade?


Por Rafael B. Santos

Olá caros leitores, perguntinha difícil essa né? Pelo menos pra mim é. Confesso que fico bastante confuso diante da audiência das novelas, séries e programas da televisão em geral. Há quem diga que audiência não quer dizer qualidade, pois existem programas que bombam na audiência, mais deixa a desejar no conteúdo apresentado. Há quem diga também, que a audiência é o melhor termômetro para saber se um programa é bom. Mais afinal de contas, qual é a verdade sobre essa questão? Um argumento que li na internet no site do Yahoo e que achei interessante, diz o seguinte: Audiência e a qualidade da programação não é a mesma coisa, uma novela, por exemplo, pode estourar na audiência, mais não significa que seja boa, e isso é a mesma coisa que as notas da escola, por exemplo, o fato de eu ter tirado 09 em uma prova, não significa que eu saiba mais que o meu colega que tirou 06. Bem esse assunto é muito complexo, e realmente o meu objetivo com essa postagem não é responder essa pergunta até mesmo porque não tenho a resposta, se é que existe uma cem por cento correta, por que na minha humilde opinião, isso é muito relativo, varia do gosto das pessoas. Nem todo mundo quer ver a mesma coisa. O que é bom para mim, pode não ser bom para a minha namorada, para minha mãe, para o meu pai, ou para o meu amigo. Enfim, o que eu tenho a dizer sobre essa questão é isso, cada um tem um ponto de vista, e cada um interpreta as coisas de forma diferente. 

Por exemplo, eu adorava Fina Estampa, amei a novela do inicio ao fim (exceto o ultimo capitulo), porem muita gente praguejou contra a novela, dizendo que a historia, era surreal demais, boba demais, e que a trama mais parecia um circo (fiquei doido quando li isso), enfim cada um tem uma preferência, cada um tem uma opinião. Mais que é confuso, isso é. 









         A novela a vida da gente talvez possa explicar bem esse assunto, e talvez para muitos seja uma resposta para essa pergunta. A novela foi muito elogiada, agraciada pela critica, e para mim foi uma grande novela, porem a audiência não foi nada boa. A trama marcou apenas 24 pontos no ultimo capitulo, então como explicar que uma novela tão boa, tão elogiada, tenha tido uma audiência baixa. A novela não foi um fracasso, de jeito nenhum, mais a audiência deixou a desejar. 


Avenida Brasil, a atual novela das 9 também é um exemplo disso, a novela esta sendo muito elogiada (arrasando diga-se de passagem), mais a audiência até agora não despontou, e vem oscilando muito, esta certo que a trama de João Emanuel Carneiro esta muito no inicio, e até o final muita coisa pode acontecer. 


O autor Aguinaldo Silva disse que nunca se sabe se uma novela vai ser um sucesso, pode ter os melhores atores no elenco, uma direção impecável, e ser elogiada por quem quer que seja mais são o grande publico que deve gostar da historia, pois a novela é feita pra eles, logo é possível concluir que o sucesso de uma novela é completamente imprevisível, Aguinaldo disse ainda que a novela é um salto no escuro, e isso é bem verdade. Portanto se o publico não gostar de sua historia, entende-se que ela não é boa. Será? Enfim fica a dúvida, se uma novela bate recordes de audiência é porque ela tem qualidade? E se não faz, é porque não presta?  Muitos críticos dizem que muitas vezes o publico não tem condições de julgar uma produção, será mesmo? Bem no caso de a vida da gente, talvez o publico não tenha conseguido entender e interpretar aqueles textos filosóficos e poéticos, que nos permitia refletir, e por ignorância tenham deixado de acompanhar a trama. Mais afirmar isso não é o mesmo que subestimar a inteligência do telespectador? Enfim não consigo responder a essa pergunta, como futuro novelista (se Deus quiser) eu prefiro acreditar que audiência e qualidade realmente não são a mesma coisa, por outro lado iria preferir ouvir elogios do grande publico ao invés de ouvir apenas de meia dúzia de críticos. E vocês o que acham? Se por acaso souberem a resposta pra essa pergunta, por favor, me digam. 

Abaixo uma lista com as 10 novelas de maior audiência no Brasil:

1º. Roque Santeiro(1985) – 67 pontos
2º. Tieta (1989) – 63
3º. O Salvador da Pátria (1989) – 62
4º. Renascer (1993) – 60
5º. Rainha da Sucata (1990) – 59
6º. Pedra sobre Pedra (1992) – 57
7º. Fera Ferida (1993) – 56
8º. Vale Tudo (1988) – 56
9º. O Rei do Gado (1996) – 52
10º. De Corpo e Alma (1992) – 52

Agora me diz, as novelas acima eram de qualidade? Sera que não existiram novelas melhores? É fazendo novas perguntas que termino esta postagem, espero ver varios comentários e debates, quem sabe juntos não conseguimos responder a todas essas benditas perguntas. Fico por aqui.  

Até mais, abraço. 

3 comentários:

  1. Olá Rafael, seu texto vem num momento onde o foco é a audiência. Assisto as novelas de olho na internet para saber quando está dando minuto a minuto. Vou lhe dar meu testemunho: uma novela que não empolgou geral e que sempre vejo na internet as pessoas falarem mal é Beleza Pura. Assisti do inicio ao fim e AMEI. Ou seja, gosto é gosto, não se explica. Avenida Brasil é de uma qualidade inigualável. É uma novela que sinto vontade de asssitir. Ou seja, temos de esperar a novela se consolidar, todas as pesonagens aparecerem e a história ficar mais clara, aí sim veremos o ibope subir.

    ResponderExcluir
  2. É o que eu também espero, Avenida Brasil é demais. Acho que essa pergunta jamais será respondida bem ao certo.

    ResponderExcluir
  3. Calma quereeeeeeeeeedo!
    A audiência vai subir!
    Abraço
    Fabio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir