terça-feira, 17 de abril de 2012

O “novelão” está de volta gente



Por Rafael B Santos

Olá Caros leitores, ontem foi exibido o primeiro capitulo de cheias de charme. E que capitulo em! Felipe Miguez e Izabel de Oliveira mostraram que tem talento, e que não vão decepcionar. A novela é alegre, colorida, leve, divertida, e é bem a carinha do horário das sete, ou seja tem a função de descontrair, de fazer agente dar aquele suspiro. Tudo na base certa, uma historia engraçada, musical, romântica, popular e emocionante. As Marias estão ótimas, cada uma com seu jeitinho já me conquistaram, já as adoro. E quanto à vilã “a pomba Gira da novela”, mostrou a que veio, e promete boas risadas e cenas ótimas. Chayene me lembra viúva Porcina e Altiva, grandes personagens da teledramaturgia brasileira. Enfim, Cheias de charme arrasou, e promete ser um novelão daqueles, sem dúvidas vai levantar o horário das sete, já que desde Cobras e Lagartos (obra de ninguém mais que João Emanuel Carneiro), o horário vem oscilando, e praticamente não apresentou uma novela, daquelas que agente pudesse chamar de novelão. Apenas Caras e Bocas, Tititi e Morde e assopra conseguiram me agradar, e mesmo assim ainda não conseguiram alcançar o patamar de um novelão.

 E não é só com o horário das sete que isso vinha acontecendo, com os outros também. Pois, é as telenovelas entraram em crise, a audiência só caindo, a qualidade também, agente, quer dizer eu pelo menos, estava assistindo as novelas por obrigação (a novela, pode ser uma porcaria, mais eu não deixo de assistir, pelo menos no horário das nove kkk). No horário das oito, que hoje é nove, a última novela, daquelas que agente ficava ansioso, que tremia em uma cena importante, que dava aquele friozinho na barriga, que dava alegria e raiva, fazia você amar ou odiar um personagem, e comentar com os amigos e colegas nos encontros, nas reuniões de família, sem duvida foi Senhora do Destino, porque as que vieram depois, em algum momento, ou em todos os momentos deixaram a desejar, muitas demoraram a engrenar, outras nem engrenaram, a verdade é que ficou parecendo que as novelas perderam a força. Já disse em outro post que talvez o que explique isso, seja a internet, porem a falta de originalidade nas tramas também foi um fator importante para essa crise. América pode até ter tido uma boa audiência, mais foi uma novela confusa, e não apresentou uma historia consistente e envolvente, e sim um amontoado de historias um tanto complicadas, que afugentaram o publico. Belíssima foi pela mesma linha, uma trama central confusa, parecia que o autor (o grande Silvio de Abreu) se preocupava mais em esconder os fatos importantes e fazer mistério, obrigando os telespectadores a assistir a novela, do que contar uma historia. Páginas da vida propôs uma historia linda e emocionante, porem as tramas paralelas, eram fracas e o andamento da historia era lento, não chegou nem nos pés das novelas anteriores do Maneco, (Por amor, laços de Família e Mulheres apaixonadas). Quanto a Paraíso tropical foi difícil de gostar, mais do meio adiante, conseguiu me conquistar, porem não foi nenhuma celebridade. Duas Caras também, tentei gostar, mais é uma trama que não me deixa saudades, e que teve poucos momentos bons. A Favorita, foi aquele respiro, finalmente uma novela, boa daquelas pra você torcer e não perder um capitulo, depois dela achei que as novelas tinham se recuperado, mais a crise se instalou novamente. Caminho das índias, uma historia bonita e até bem construída, mais também muito confusa e lenta, a historia so se desenvolveu no final. Viver a vida prometia e gerou muita expectativa, mais decepcionou, por focar somente no drama de um personagem e de longe pode se considerar a pior novela do Maneco. Passione, até tentou, mais a historia foi muito acelerada, com um ritmo rápido demais, e também senti falta de uma trama central forte. Insensato coração, um monte de historias e personagens, inseridos em uma historia não muito atraente, um vai e vem de personagem novo, que desviava a historia do foco, só no meio a trama conseguiu me convencer, e ainda assim o final deixou a desejar.

Porem Fina Estampa surgiu, para mudar isso, sacudir a poeira, levantar o horário, e por fim na crise das telenovelas. E isso não ocorreu só com o horário das nove não, a pioneira nessa mudança foram as novelas das 6. Depois de um monte de historias chatas e bobas, o horário se reergueu, Paraíso agradou e muito, depois veio uma sucessão de novelões: cama de gato, escrito nas estrelas, Araguaia, cordel encantado, a vida da gente e agora Amor eterno amor, que não é bem um novelão, e ainda não engrenou, mais tem tudo pra melhorar. O horário das sete, como já foi dito vem mudando, apesar de aquele beijo ter sido o “ó do borogodó”. Cheias de Charme sem duvida vai levar as novelas das sete as alturas e Avenida Brasil nossa novela das nove, representa bem o resgate ao típico novelão, até agora a trama não decepcionou em nenhum momento, tem sido impecável, personagens ótimos, uma trama forte, tramas paralelas que valem a pena, e o publico esta adorando, sinto que aqueles tempos em que a novela ocupava as rodas de conversa estão voltando. É uma pena eu não ter nascido a uns 30 anos atrás, na época das grandes novelas como Tieta, vale tudo, Dancing days, Baila comigo, Pedra Sobre pedra, perigosas peruas, barriga de Aluguel, A viagem, enfim perdi a melhor fase das novelas, só pude acompanhar o finalzinho dos anos noventa e os anos 2000. Mais enfim, vamos cruzar os dedos e torcer para essa boa fase das novelas permanecer, e é claro que vai. Que os novelões voltem com toda a força. Obrigado Fina Estampa, Cordel Encantado, Avenida Brasil e Cheias de Charme, e que as próximas mantenham a mesma linha. Torço muito pelo produto telenovela, não só por ser aquilo que mais gosto, e aquilo com que quero trabalhar, mais por ser antes de tudo, minha maior distração, meu momento de maior prazer, os personagens são meus melhores amigos, é com eles que eu me divirto, e é isso gente, eu amo novela, sem elas minha vida e a de muita gente não teria a mesma graça. Parabéns ao elenco, autores direção e toda a equipe de Cheias de Charme, que sem duvida
Vai arrasar. .

Uffa, CHEGA, é melhor parar, se não, não paro mais. Fico por aqui, Abraços e beijos queridos. 

4 comentários:

  1. Cheias de Charme veio com tudo mesmo, e promete continuar nessa linha de sucesso. Eu assisto Amor Eterno Amor e Cássia Kis, por si só, é um must para os olhos, mas realmente não é um novelão. Vamos torcer para essa safra de otimas novelas continue! Apenas discordo de sua opinião em relação à TiTiTi... Para mim, uma das melhores novelas da atualidade, se não 'a melhor' kkk' Mas otimo post, abraço ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia Kis está ótima em Amor Eterno Amor. A cena final de ontem (terça, 17/04) aquele vestido laranjado kkkkk muito bom.

      Excluir
  2. Mais uma vez obrigado pela visita Rodrigo. Também adorava Tititi, era fã da novela, mais acredito que a novela não foi aquele "novelão" entende, talvez seja o meu gosto, kkk. mais a novela era ótima.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, adorei Cheias de Charme. É uma novela que dá gosto assistir! São tantas novelas para chamar de novelão, mas essas são as que acho que foram novelão no horário das 7:
    Da Cor do Pecado; Cobras e Lagartos; CARAS E BOCAS; Ti Ti Ti... Cheias de Charme está com tudo pra entrar para minha lista.

    ResponderExcluir