sexta-feira, 13 de abril de 2012

Taís Araújo: Uma grande protagonista, e ponto final.


Por Rafael B. Santos

Olá caros leitores, cá estou eu novamente a escrever um novo texto, na tentativa de atrair mais leitores para o blog, que ao meu ver esta bem caidinho L, (kkk). 

Bem e a protagonista do texto, é a linda e brilhante Taís Araújo. Vocês podem não estar entendendo o titulo desta postagem, por isso eu já vou tratar de explicar. O que eu quero dizer com o título, é que Taís sempre foi conhecida por ser a atriz negra, muita gente ao se referir a ela, sempre dizia (á aquela atriz negra da novela), ela sempre foi conhecida, por ser a primeira protagonista negra das telenovelas brasileiras, a primeira protagonista negra das telenovelas da rede globo, e a primeira protagonista negra de uma novela das nove, ou seja, Taís sempre carregou este “negra” consigo. E uma atriz quando ganha um papel de destaque em uma novela, é conhecida como a protagonista da trama e apenas isso, porque com Taís é diferente? Portanto, para mim ela é uma protagonista como todas as outras, e devemos nos referir a ela, como a protagonista (ai quanto "protagonista") de tal novela, e apenas isso, devemos esquecer o “negra”, porque isso não difere ela de nenhuma outra atriz, o bom é que aos poucos as pessoas estão percebendo isso, e Taisinha já conquistou seu espaço.  Mais vamos falar um pouco da carreira  dela, que será protagonista juntamente com Leandra Leal e Isabelle Drumond da nova novela das sete, Cheias de Charme que estréia nesta segunda, dia 16.

Taís Araújo começou nos teatros a partir dos onze anos de idade, estreou na televisão, na novela tocaia grande exibida na extinta TV manchete, depois deu vida a sua primeira protagonista, na novela Xica da Silva no mesmo canal, dando vida brilhantemente a personagem título. Esse trabalho revelou seu talento para o mundo, foi para a globo e não parou mais de fazer novelas, também engrenou no cinema e teatro,  provando seu imenso talento. Na rede globo deu vida, a Preta, Hellen, Alicia e Helena (teve outras personagens em novelas anteriores como anjo mau, porto dos milagres e etc.) , personagens inesquecíveis. Da cor do pecado, foi uma das novelas de maior audiência do horário das sete, e ela deu um show. Em Cobras e lagartos, novela do mesmo autor (João Emanuel Carneiro), ela também brilhou na pele da vilã cômica Hellen, ela conquistou seu espaço, ofuscou a mocinha e grande vilã da historia e se tornou a personagem mais querida do publico, sua atuação lhe rendeu o premio de melhor atriz nos melhores do ano, do domingão do Faustão. Ela trabalhou pela terceira vez com JEC, em a favorita, e mesmo com um personagem nem tanto interessante, ela conseguiu brilhar. 

Em Viver a vida, ela ganhou um papel ambicionado por muitas atrizes, e que já foi vivido de certa forma por atrizes como Regina Duarte, Maite Proença, Vera Fischer, Cristiane Torloni e a eterna Lilian Lemmertz, estou falando da tradicional Helena das telenovelas do Grandioso autor Manoel Carlos, nosso querido Maneco. Eu confesso que a minha expectativa para a novela era grande, ver Taís linda naquelas chamadas, me empolgaram muitíssimo, e só de saber que ela iria ser a Helena, já passei a amar a novela. Manoel Carlos a escolheu, para dar vida a sua primeira Helena jovem. Fiquei muito feliz em ver ela encabeçando um elenco de peso como o de Viver a vida, com Lilian Cabral, José Mayer, Natalia do Valle e Aline Moraes. Foi mais que merecido esse papel. Porem apesar de toda essa expectativa a novela decepcionou, a audiência foi muito baixa, e Taís foi metralhada pela critica, muitos disseram que ela era fraca, artificial demais, enfim um monte de absurdos, e chegaram a culpá-la pela baixa audiência da trama, e eu sempre que lia uma critica dessas tinha vontade de pegar quem escreveu e socar a cara (ai como estou valente). Como criticar uma atriz que já provou seu talento por diversas vezes? 

Digo e repito, se a Helena não agradou e a novela não engrenou, a culpa é do Maneco, apesar de ser um grande autor, ele errou, escreveu uma trama muito lenta, e deu a Helena uma historia fraca, primeiro que ela era modelo, rica, tinha tudo, seu único drama era um aborto que fez no passado, enquanto que as Helenas anteriores, viviam dramas muito mais fortes e sempre relacionado a filhos, talvez faltou a Helena de Taís, ser mãe. Maneco concentrou a novela toda no drama de Luciana, que chegou a ficar chato no decorrer da historia. A novela se resumia no tratamento dela, e nos textos de reflexão. Taís foi deixada de escanteio e perdeu a oportunidade de brilhar, sua personagem tinha uma historia boba, era fútil e vazia, e também vivia em função da historia de Luciana e talvez por isso a personagem de Aline Moraes ofuscou a Helena de Taís. Fiquei revoltado, pois na ultima semana da novela a Helena, mal apareceu, ela não tinha nenhum objetivo a cumprir. No ultimo capitulo, seu grande momento foi à cena do embate com Tereza (Lilian Cabral), onde ela mal falou e só ouviu. A cena final ficou com Luciana, e a protagonista da historia, não brilhou em nenhum momento, apareceu em cenas sem propósito. Ficou parecendo que Taís era uma mera coadjuvante ou até menos que isso. Mesmo assim Continuo acreditando nela, para mim ela é e sempre será uma grande atriz, 

Não é a toa que dará vida a sua quarta protagonista. Teremos a chance de ver Taís arrasar na pele de Maria da Penha em Cheias de charme, torço muito pela novela, pelos novos autores, e claro pela Taís. Que ela faça bonito nesse papel, e em muitos outros que apareceram. Há e se ela não tivesse sido escalada para Cheias de charme, ela estaria em Avenida Brasil, pois ela é uma das atrizes preferidas de João E. Carneiro, estrelou três novelas dele, e seria muito bom vê-la, em uma grande novela como Avenida. Portanto agora é aguardar a estréia de Cheias de Charme. Arrase, e venha com tudo Taís.

Taís Araujo, Leandra Leal e Isabelle Drummond 
as Marias de Cheias de Charme


Fico por aqui, Abaixo algumas das cenas de Taís na TV. Abraço






















8 comentários:

  1. com certeza Taís é, dessa geração de atrizes dela, uma das minhas atrizes favoritas. Cara, concordo com tudo o que você falou em relação a Viver a Vida, todos caíram matando em cima dela, quando na verdade, o que tínhamos era uma personagem muito mal escrita, com muito pouca carga emocional. O que restava a atriz era dar o máximo de si para tentar melhorar isso, e com certeza, Taís fez isso. Aguardo ansioso a estreia dela em Cheias de Charme, que, pelas chamadas, vai ser um sucesso! ;D

    ResponderExcluir
  2. Ansioso por sua volta triunfal em Cheias de Charme!!!
    Amanhã!
    Com certeza, essa, será um SUCESSSSO!

    Fabio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  3. Rafael, seu texto tem um fundamento interessante. Você passeou pela história da negra protagonista e da negra que é uma grande atriz, mesmo sem ser protagonista. Taís Araújo é maravilhosa. Falando nisso, você posou lindas fotos dela.

    ResponderExcluir
  4. E eu estava certo, Penha está arrebentando. Esse papel sem duvida, será um divisor de águas na carreira da Taís, um personagem cheio de possibilidades. Adoro as três empreguetes, mais Penha é sem duvida a minha favorita. Quem concorda comigo levanta a mão:

    \0/\0/\0/\0/\0/\o/

    Sucesso pra ela gente.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, acredito que a personagem Penha entrará para o time de bons personagens da Taís, que estar ótima no papel. A novela ainda está no inicio e pelo visto esta agradando bastante, acredito que a tendencia é só melhorar.Uma atriz que aos 17 anos comandou com maestria um grande elenco em uma excelente novela, no minimo tem talento, espero que ela continue brilhando em ótimos papeis a dramaturgia brasileira e quiçá a internacional. Sorte Taís!

    ResponderExcluir
  6. POSTEI MUITAS COISAS NO MEU BLOGGER, E COM CERTEZA, VC JAMAIS DEVERIA FICAR DE FORA.
    ANTES DE TUDO, SAIBA QUE ADMIRO MUITO VC, SEU PERSONAGEM, PRINCIPALMENTE NA NOVELA PASSADA, COMO "DA COR DO PECADO", ACREDITO QUE FOI CAMPEÃ DE AUDIENCIA.
    VEJA NO MEU BLOGGERR
    http://negroinesplicavel.blogspot.com.br/
    PARABENS TAIS ARAUJO.

    ResponderExcluir
  7. uMA ATRIZ DE MAO CHEIA QUE ASSISTO TODAS AS TERÇA PRINCIPALMENTO COM MEU AMIGO lAZARO rAMOS

    ResponderExcluir