sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cobras e Lagartos no vale a pena ver de novo: Que tal?


Por Rafael Barbosa dos Santos

Olá queridos leitores, atualmente está sendo reprisada pela segunda vez a novela Chocolate com Pimenta, no vale a pena ver de novo e sinceramente, achei uma reprise equivocada, levando em conta que não faz muito tempo que ela já havia sido reprisada, e que existem muitas novelas excelentes que deixam saudades e que valeria muita á pena rever. Uma das novelas que gostaria de rever é a divertida Cobras e Lagartos, obra do brilhante João Emanuel Carneiro, que atualmente escreve o sucesso Avenida Brasil. 

A trama foi à segunda do autor, exibida de 24 de abril e 18 de novembro de 2006, totalizando 179 capítulos, foi um grande sucesso dos anos 2000, superado apenas por Da cor do pecado, que por incrível que pareça também foi escrita por JEC. A novela surgiu da missão dada a João, de levantar a audiência das novelas das sete, e ele cumpriu direitinho essa missão. Cobras e Lagartos misturou drama e comédia, era recheada de personagens traiçoeiros, ta o título que não me deixa mentir. 


A história central gira em torno do rico e poderoso Omar Pasquim (Francisco Cuoco), dono da maravilhosa loja de luxo “Luxus”, cenário principal da trama. Ele descobre estar muito doente, e em seguida que Estevam (Henri Castelli) o noivo de sua sobrinha Bel (Mariana Ximenes) não presta, começa então sua procura pelo homem certo que faça a doce Bel feliz, é aí que ele conhece Duda (Daniel de Oliveira), que se apaixonará intensamente pela moça. Para conhecer melhor o rapaz, Omar se disfarça de Pereira, um pobre faxineiro, que fica amigo de Duda e sua família. Depois da morte de Omar, é descoberto que ele deixou a herança para Bel e para Daniel Miranda, que é o mesmo nome de Duda e do atrapalhado Foguinho (Lázaro Ramos), um rapaz ingênuo e sonhador, o patinho feio da família, sempre considerado um perdedor. Foguinho acaba ficando com a fortuna mesmo sabendo que a herança é de Duda, e guarda uma carta de Omar, que prova isso. De perdedor Foguinho se torna o todo poderoso e atrai o interesse da família que sempre lhe rejeitou, da ambiciosa Ellen (Taís Araújo) sua grande paixão, que sempre lhe desprezou, e dos perigosos Estevam e Leona (Carolina Dieckman) responsáveis pela morte de Omar, que sempre fizeram de tudo pela fortuna do mesmo.




A briga pelo poder e pelo domínio da Luxus é o que domina as ações da novela. JEC define a trama como uma fábula humanista, bem representada por Foguinho o típico anti-herói, que acerta e erra ao mesmo tempo, talvez por isso o personagem conseguiu conquistar a simpatia do público, se tornando o grande protagonista da historia. A novela também faz uma critica ao consumismo desenfreado das pessoas, ao fascínio dessas pelo luxo, que acaba as escravizando. A loja Luxus retrata isso, e a inesquecível fala da personagem Ellen “Luxus eu tenho, você não tem” mostra essa necessidade de ter e de possuir, talvez como forma de aceitação. Além da sofisticada loja, o bairro Saara, também é um dos cenários principais, onde está concentrado o lado cômico da trama, e é onde vive o personagem mais querido do público Foguinho. 


A relação de Foguinho, com a vilã palhaça Ellen, chamou atenção, tanto que o casal se tornou o mais querido do público, Lazaro Ramos e Taís Araújo, casados na vida real deram um show com uma interpretação carismática, seus personagens chegaram a ofuscar os protagonistas e o casal de vilões, além de tudo se consagraram como o primeiro casal negro de sucesso na teledramaturgia. 

 

A vilã Leona, também chamou a atenção, e deixa saudades, aliás, JEC, sabe criar boas vilãs, como Barbara (Da cor do pecado), Flora (A favorita) e a atual Carminha de Avenida Brasil, que estamos adorando ver. Não podemos esquecer da trambiqueira Milu (Marília Pêra), que arrasou com uma personagem sem caráter e interesseira, que protagonizou cenas ótimas, também conquistando o carinho do público.  



Bom, tenho certeza que como eu, muitos gostariam de ver Cobras e Lagartos no vale a pena ver de novo, e o motivo, além de tudo o que já escrevi neste post, é que a trama é ótima, ágil, texto maravilhoso, um bom enredo, personagens carismáticos e inesquecíveis, uma trama bem sucedida, enfim agente gosta de ver sucesso na telinha, portanto já está na hora de a reprisarem, é ou não é galera? Vou começar uma campanha, para que seja a próxima a ser reprisada, o que acham? Qual outra novela gostariam de rever? E o que acharam de Cobras e Lagartos? Fico por aqui, abraço e até a próxima. 


4 comentários:

  1. Odiei Foguinho, rs!
    Mas amava Milu e Ellen, perfect!

    ResponderExcluir
  2. Vc ainda pergunta??
    Seria uma maravilha poder rever essa novela!
    Tb não curti o Foguinho!
    Mas a novela é PERFEITA!
    Foi nessa que JEC me pegou!

    ResponderExcluir
  3. KKK, eu ria bastante com Foguinho, mais não cai de amores por ele. Adorava mesmo era Milu, Ellen e as maldades de Leona.
    JEC é fera
    Vlw pelos comentários, Fabio e Bruno sempre bom contar com vocês.

    ResponderExcluir