Na teledramaturgia brasileira estão presentes grandes vilãs, personagens inesquecíveis e que marcaram época. Podemos citar Odete Roitman de Vale Tudo considerada durante muito tempo a melhor vilã de todos os tempos, temos também Maria de Fátima da mesma novela, e por aí vai, Laurinha Figueroa de rainha da sucata, Perpétua de Tieta, Altiva de a indomada, a gêmea má Raquel de mulheres de areia, Branca Letícia de Barros Mota de por amor e por aí vai. Do ano 2000 até os dias de hoje, tivemos também grandes vilãs que também entram para história e que ocupam as primeiras posições no quesito, melhor vilã. Pelas minhas contas foram 27 grandes vilãs, distribuídas entre as novelas das seis, sete e nove. Hoje se tornaram os personagens mais interessantes das novelas, quase ofuscando as mocinhas, talvez por sempre movimentarem as tramas. Pois bem, vamos à lista, que está na ordem de minhas preferências, o que significa que muita gente vai discordar.
27° lugar – Frau Herta de Ciranda de Pedra vivida por Ana beatriz Nogueira.
Governanta temida da mansão de Natércio (Daniel Dantas), apaixonada pelo patrão, inferniza a vida patroa Laura (Ana Paula Arósio).
26° lugar – Amelinha de coração de estudante vivida por Adriana Esteves.
Dona de vários chiliques faz de tudo para atrapalhar o romance de Edu (Fábio Assunção) e Clara (Helena Ranaldi).
25° lugar – Norma de Beleza Pura vivida por Carolina Ferraz.
Era obcecada pelo protagonista Guilherme (Edson Celulari), e de tudo fez para atrapalhar o romance dele com Joana (Regiane Alves). E ainda sabotou um helicóptero, que estavam personagens importantes da historia.
24° lugar – Melissa de amor eterno amor vivida por Cássia Kiss Magro.
Deu um sumiço no sobrinho, de olho na fortuna da irmã Verbena (Ana Lúcia Torres) de quem sempre teve inveja.
23 ° lugar – Taís de paraíso tropical vivida por Alessandra Negrini.
Vigarista apronta todas para se dar bem, causa a morte do avô e ainda tentou matar a irmã gêmea para ficar em seu lugar.
22° lugar Jezebel de chocolate com pimenta vivida por Elisabeth Savalla.
Engraçada, aprontava as maiores falcatruas para se dar bem, e se manter na alta sociedade.
21° lugar – Luíza de Tititi vivida por Guilhermina Guinle.
Obcecada pelo amante Edgard (Caio Castro) inferniza o romance dele com Marcela (Ísis Valverde).
20° lugar - Beatriz de escrito nas estrelas vivida por Débora Falabella.
Patricinha fútil, que faz de tudo para ser escolhida para gerar o neto do protagonista Ricardo (Humberto Martins), de olho na fortuna dele, e por isso atrapalha e muito a vida da mocinha Viviane (Natália Dill).
19° lugar – Bia Falcão de Belíssima vivida por Fernanda Montenegro.
Apesar de ter sido interpretada pela magnânima Fernanda, Bia Facão não me chamou muita atenção. Bia detesta pobreza, é preconceituosa, inferniza a neta Júlia (Glória Pires), foi responsável pela morte do outro neto e renegou a filha Vitoria (Cláudia Abreu), além de simular a própria morte.
18° lugar – Sílvia de Duas caras vivida por Aline Moraes.
Não suportava a idéia de viver sem o noivo, e ameaçada pela mãe do filho dele Maria Paula (Marjorie Estiano) ela apronta todas. Chega a se comportar como louca, tenta matar o estado e chega a sei internada em um hospício.
17° lugar – Úrsula de cordel encantado vivida por Débora Bloch.
A duquesa sempre sonhou em ser rainha do reino de seráfia. Foi a responsável pelo desaparecimento da princesa, que foi dada côo morta, e foi parar no sertão sendo criada como Açucena (Bianca Bin).
16° lugar – Ivone de caminho das índias vivida por Letícia Sabatella.
Uma psicopata fria e calculista. Esperta sabe seduzir as pessoas, e as usa para conseguir se dar bem, aplica um grande golpe contra Raul Cadore (Alexandre Borges), destruindo sua família.
15° lugar – Judith de caras e bocas vivida por Débora Evelyn.
Atrapalhada, esperta e ambiciosa, faz de tudo para prejudicar Dafne (Flávia Alessandra). È capaz de tudo para se dar bem, mais sempre acabava se dando mal.
14° lugar – Clara de passione vivida por Mariana Ximenes.
Sabe enganar como ninguém, com cara de anjo conquista e se casa com Totó (Tony Ramos) de olho na herança dele. Mais tarde arma para que o marido morra, para herdar sua fortuna, mais acaba descobrindo que foi enganada. Se revela a grande assassina da historia.
13° lugar - Marta de Páginas da vida vivida por Lília Cabral.
Mulher amarga e preconceituosa despreza o marido Alex (Marcos Caruso), e foi capaz de rejeitar a neta com síndrome de down, além de praticamente tentar vender o outro neto.
12° lugar – Cristina de Alma gêmea vivida por Flávia Alessandra.
Outra ambiciosa armou a morte da prima Luna (Carolina Castro), para ficar com suas jóias e com seu marido Rafael (Eduardo Moscovis). Mais tarde faz de tudo para impedir que Rafael viva seu amor com Serena (Priscila Fantin) reencarnação de Luna.
11° lugar – Verônica de cama de gato vivida por Paola Vieira.
Armou uma arapuca para o marido Gustavo (Marcos Palmeiras), e o colocou contra o amigo Alcino (Carmo Dalla Vecchia) quem ela também engana. Faz de tudo para atrapalhar Rose (Camila Pitanga) é capaz das maiores atrocidades, para se dar bem.
10° lugar – Leona de cobras e lagartos, vivida por Carolina Dieckman.
A loirassa era amante de Estevam (Henri Castelli) noivo da prima Bel (Mariana Ximenes). Armava para fazê-lo se casar com a prima, de olho na herança do tio Omar (Francisco Cuoco). E ainda queria Duda (Daniel de Oliveira) Grande paixão da prima.
9° lugar – Ellen de cobras e lagartos vivida por Taís Araújo.
8° lugar – Adma Guerreiro de porto dos milagres vivida por Cássia Kiss Magro.
Primeira dama, que para defender seus interesses e os do marido Félix (Antonio Fagundes), matava as pessoas usando um veneno que guardava no seu anel. Fez diversas vítimas, e acabou morrendo provando do próprio veneno.
7° lugar - Barbara de da cor do pecado vivida por Giovana Antonelli.
A loira má fez de tudo para infernizar o casal Paco (Reinaldo Gianecchine) e Preta (Taís Araújo) de olho na herança do até então sofro Afonso (Lima Duarte). Aprontou todos os tipos de armações para se dar bem e era capaz de tudo.
6° lugar – Tereza Cristina de fina estampa vivida por Cristiane Torloni.
5° lugar – Chayene de Cheias de charme vivida por Cláudia Abreu.
A cantora, musa do eletro forró, faz de tudo para se manter no sucesso. Quer por que quer fisgar Fabian (Ricardo Tozzi), e quer destruir suas rivais, o grupo musical empreguetes. Também adora maltratar uma empregada. Divertida e engraçada, protagoniza cenas ótimas na atual novela das sete.
4° lugar – Laura prudente da costa de Celebridade vivida por Cláudia Abreu.
Perigosa, sempre invejou Maria Clara (Malu Mader) de quem se diz fã. Armou de tudo para tomar o lugar da rival e se tornar uma celebridade. A vigarista era capaz de tudo, e foi a grande assassina da trama, pois foi quem matou Lineu Silva (Hugo Carvana).
3° lugar – Flora de A Favorita vivida por Patrícia Pillar.
Se não é a melhor vilã, foi a mais má. Passou presa dezoito anos e sai da cadeia disposta a destruir a rival Donatela (Cláudia Abreu). Arma para fazer a inimiga pagar pelos seus crimes. Tem o dom de enganar as pessoas, psicopata, fria e calculista não hesita em matar. Cruel matou Gonçalo (Mauro Mendonça) sem encostar um dedo nele, apenas tocando o terror.
2° lugar – Carminha de Avenida Brasil vivida brilhantemente por Adriana Esteves.
A atual vilã por quem o Brasil está apaixonado. Esperta, falsa, vigarista, engraçada, ambiciosa e cruel ela tem tudo para uma vilã perfeita. Ainda não matou, mais já roubou o primeiro marido, jogou a enteada no lixão, depois de já ter abandonado o filho lá. Topou armar o próprio seqüestro para conseguir dinheiro para o amante, que ela fez de seu cunhado e com quem trai o marido dentro de casa, despreza sem dó e piedade a filha ágata entre outras maldades. Agora está nas mãos da rival Nina (Débora Falabella) sua entada. Mais ela ainda vira esse jogo.
1° lugar – Nazaré Tedesco de senhora do destino vivida por Renata Sorrah, eterna Naza!
Nem Carminha supera Naza, não ainda porque está quase lá. Nazaré era terrível, seqüestrou a filha da heroína Maria do Carmo (Suzana Vieira), para se casar com o amante o obrigando a abandonar a família. Sabia enganar como ninguém, era debochada, vulgar, engraçada e pra lá de convencida se dizia “gostosa pra dedéu”, não pestanejava em empurrar suas vitimas da escada de sua casa e ainda jogou um ventilador na piscina para matar o amante. Naza é para mim a maior vilã de todas.
Então é isso, alguém discorda?