domingo, 28 de outubro de 2012

COMENTÁRIO GERAL

Por Rafael Barbosa dos Santos

TERMINA UM DOS SUCESSOS DO ANO!


Na sexta, 26/10/2012, se encerrou um dos sucessos de 2012, a novela das 11 Gabriela. A novela agradou a grande maioria e provou que seu autor, o talentoso Walcyr Carrasco está mais do que pronto para escrever para o horário nobre, ele deu á uma história já tão conhecida pelo livro de Jorge Amado, filme e pela primeira versão da novela em 1975, uma cara nova, ou seja a sua cara. Walcyr se utilizou de todos os recursos dos quais já está acostumado e que sabe que funciona para escrever a trama, e com isso conquistou a audiência. Walcyr, direção e elenco estão de parabéns.


SUCESSO! SERÁ?


Á esta altura, o público já deve estar acostumado com o remake e com seus personagens, enfim, Guerra dos Sexos já teve tempo suficiente de mostrar a que veio e empolgar, mas no entanto ainda não mostrou e nem empolgou. Nos últimos capítulos parece que a trama deu uma engrenada, as coisas vem melhorando, mas ainda assim algo está faltando para que a novela das sete fique com cara de sucesso e conquiste de vez o público. Guerra dos sexos tem uma fraca repercussão e a audiência deixa a desejar, ou seja, vai ter que rebolar para conseguir se estabelecer como um grande sucesso, o que parece difícil. A trama ainda tem muito pela frente, vamos aguardar. 


NINGUÉM MERECE

Ninguém merece ver de novo a turma do "Casseta e planeta" na telinha. A turma de humoristas é talentosa , mas ninguém aguenta mais as mesmas piadinhas bobas de sempre. Esse tal de "casseta e planeta vai fundo" que prometia inovação não teve nada de novo, foi o mesmo de sempre, ainda pior á meu ver. Não entendo o porque de insistir no programa já que a audiência ficou abaixo do esperado. Se é pra voltar, que seja em um programa totalmente novo, quem sabe até com um novo título, um novo formato, e etc. Esses cassetas precisam se renovar urgentemente, isto é fato.  



SAUDADES DE UM FENÔMENO!

A primeira semana sem Avenida Brasil foi difícil para quem estava acostumado com o Oioioi de cada dia, com Carminha e sua trupe, e as cenas, ganchos e momentos incríveis preparados com maestria pelo gênio JEC, impossível não sentir saudades deste fenômeno que parou o país. 


ADRIANA ESTEVES: A DAMA QUE TEVE O BRASIL NA PALMA DE SUA MÃO!


Linda a homenagem á Adriana Esteves no domingão do faustão, tirando o chato do apresentador que não deixa seus convidados falar, foi tudo maravilhoso. Adriana Esteves mostrou que não é só uma atriz maravilhosa, mas também uma pessoa maravilhosa. Foi muito bom relembrar a carreira dessa grande atriz, e acompanhar belos comentários feitos sobre ela. Garanto que todos os fãs quiseram também dar seu depoimento. Arquivo confidencial mais do que merecido. 



SALVE JORGE: SEMANA DE ESTRÉIA RAZOÁVEL!



Salve Jorge tem primeira semana regular e surpreende positivamente, afinal ninguém esperava nada da novela.
           A trama tem a cara de Glória Perez e ingredientes que funcionam, como: Uma abertura linda, trilha sonora agradável, uma boa heroína interpretada com segurança por Nanda Costa, um par romântico que a princípio deu certo, um tema forte e interessante á ser discutido, uma pegada popular, e algumas tramas paralelas atrativas como o núcleo cômico encabeçado pela personagem de Nicete Bruno e o da delegada de Giovana Antonelli. Só o fato de Glória Perez não dar tanta importância ao núcleo turco já é de se comemorar e torna Salve Jorge, pelo menos nesta primeira semana, superior á Caminho das Índias e América. É claro que o excesso de personagens e tramas confundem e cansam, dão a sensação de desorganização o que incomoda bastante, os diálogos também estão fracos, e sinto falta do texto emocionado de Glória Perez sempre presente em suas novelas.
Discordo da autora quando ela diz que é melhor substituir um sucesso do que um fracasso, porque o que mais conta contra Salve Jorge é o fato de ter que substituir um fenômeno em repercussão, audiência e crítica, haja vista a má recepção de sua trama por parte dos fanáticos por Avenida Brasil. Se fosse substituta de Insensato Coração, Passíone, Viver á vida ou até Fina Estampa que foi tão criticada, garanto que todos já teriam caído de amores pela nova trama e não haveria tanta rejeição, pra falar a verdade acho uma bobagem essa implicância e essa torcida contra. Esperavam o quê? Ver um bairro do divino, um lixão, uma vilã Carminha, perseguição e correria, embates de tirar o fôlego á todo momento, ganchos tensos e etc. Isto é novela de Glória Perez, estilo completamente diferente, não dá pra comparar, quem realmente assistir à nova novela esperado ver algo parecido com sua antecessora, com certeza não conseguirá gostar da trama. É preciso desapegar de Avenida Brasil, pois caso contrário será impossível assistir qualquer outra novela que venha pela frente. 
Salve Jorge não é ruim, se os pontos fracos forem corrigidos a tempo, teremos uma boa novela nos próximos meses, vale um voto de confiança. 


Isto é tudo!

2 comentários:

  1. Olha o Rafa detonando geral!
    Concordo com tudo, mais tarde verás no Cabide!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vlw pelo comentário Fábio!
    Louco pra ver a análise semanal no cabide, leitura obrigatória nas segunda - feiras! rs

    Abç

    ResponderExcluir