terça-feira, 9 de outubro de 2012

O espetáculo das 21 horas!


Por Rafael Barbosa dos Santos

  

Pelas chamadas já era possível prever que AVENIDA BRASIL não seria só mais uma novela das nove, ela tinha um diferencial, algo á mais para apresentar, e o primeiro capítulo só comprovou isso. Do primeiro ao último segundo da estréia, não teve quem não tenha sido fisgado pela trama muito bem construída de JOÃO EMANUEL CARNEIRO. As imagens, cenários, fotografia de cinema, trilha sonora, direção, elenco, texto, uma história envolvente e uma agilidade incrível, de cara impressionaram. No dia 26 de março de 2012 ás 21 horas tivemos á certeza que teríamos nos próximos meses mais que entretenimento, seríamos a platéia de um grande ESPETÁCULO.  
João Emanuel Carneiro já era consagrado, não tinha que provar mais nada, todas as suas novelas tinham sido sucesso até então, até supervisionando ele já estava, e aí ele nos vem com uma Avenida Brasil. Ele construiu a trama com uma HABILIDADE, com uma riqueza de detalhes, soube colocar cada coisa em seu devido lugar e emprestou toda sua EMOÇÃO ao texto, e com tudo isso conquistou o público. Para ele não era só mais uma novela que escreveria, era Á novela. Ele não fez um trabalho nas coxas, e olha que poderia, já que muitos autores consagrados acabam deixando de realizar um bom trabalho por já terem conquistado seus lugares ao sol. JEC não, ele fez essa novela como se fosse sua primeira trama, não se preocupou com audiência, repercussão, nada disso, ele prezou a QUALIDADE de sua obra, se preocupou em oferecer algo de muito bom para seu público, e com isso fez de Avenida Brasil esse FENÔMENO que é, sua melhor novela até então.
 Naqueles momentos que a gente fica chato, e acaba ficando exigente ainda mais se tratando de uma grande novela como Avenida Brasil, cheguei á ficar em dúvida se Avenida Brasil era melhor que a também maravilhosa A Favorita. Mas agora posso dizer com certeza Avenida Brasil é muito melhor, um trabalho mais maduro de JEC, um trabalho primoroso onde tudo funcionou, como em uma orquestra, onde ele é o maestro.
Eu particularmente me surpreendi com Avenida Brasil, quando li a vaga sinopse que já fazia suspense, esperava uma trama de AÇÃO, com ares policiais, mas não, a novela vai além, é uma crônica dos SENTIMENTOS e INFORTÚNIOS HUMANOS, expõem à DOR, o MEDO, as ANGÚSTIAS de seus personagens, personagens REAIS, palpáveis, tal a ENTREGA de seu elenco. Quem não quis pegar a pequena MEL MAIA no colo naquela primeira semana, quem não sofreu ao ver á dor nos olhos de TUFÃO, quem não se emocionou com o monólogo de CARMINHA antes de pedir para o motorista tocar para o inferno, quem não sentiu a dor dela ao ter que matar o próprio amor. Enfim, Avenida Brasil é mais que uma novela, como muitos já dizem, Avenida Brasil é OBRA DE ARTE, daquelas que tocam fundo na alma e que nos botam pra pensar. Até o Kuduro da abertura vira arte rs.
As cortinas estão prestes á se fechar, o espetáculo está para terminar, JEC está prestes a botar um ponto final na história, mas independente do que vier daqui pra frente, até aqui Avenida Brasil é uma grande novela, é única, especial, diferente de tudo que já vi, não digo que é minha preferida absoluta, mais está entre as...  Perto da GRANDIOSIDADE da trama, qualquer reclamação que eu ou que muitos tenham feito se tornam absurdos, qualquer falha que a trama possa vir á ter tido se torna nada.
Avenida Brasil é um MARCO, daqui á uns 20 anos vamos todos nos lembrar e falar dela á nossos filhos, assim como nossos pais nos falam sobre os grandes sucessos de sua época, vamos falar da magnífica Carminha de ADRIANA ESTEVES, da heroína com ares vilanicos de DÉBORA FALABELLA, Do herói doce de MURILO BENÍCIO, que tanto penou com as armadilhas e os dilemas da vida, vamos lembrar dos momentos históricos, das cenas ANTOLÓGICAS, do show dado por todos os envolvidos, até do OIOIOI vamos nos lembrar com nostalgia, tenho certeza disso.
Agradeço mais uma vez á João Emanuel Carneiro, (ele é o cara) direção e todo elenco em especial Adriana Esteves. E dá-lhe Avenida Brasil, aproveitem restam apenas duas semanas de espetáculo!

Esta turma deixará saudades!
Quanto aos invejosos com dor de cotovelo pelo sucesso da trama só digo uma coisa “Deus me proteja da sua inveja, Deus me defenda da sua macumba... Deus me livre guarde de você” rsrsrs.

Fico por aqui!

2 comentários:

  1. Já estou ficando saudade e inconformado com o término da novela que tanto esperei!
    falta muito pra 2015?
    Provavelmente a volta de JEC só acontece nesse ano!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é Fábio, Avenida Brasil fará muita falta, não consigo nem imaginar ligar a tv ás 21 horas e não ver mais Carminha, Tufão, Suelen, Adauto, Zezé, Nilo, Leleco e toda turma!
    JEC podia voltar depois de Glória kk!

    ResponderExcluir