quarta-feira, 2 de maio de 2012

O futuro da telenovela


Por Rafael Barbosa dos Santos


Olá caros leitores, esses dias me peguei pensando, como será a telenovela daqui há uns dez ou vinte anos? Houve um tempo em que a novela se tornou um grande fenômeno, e caiu no gosto do povo, graças a Janete Clair que revolucionou a teledramaturgia Brasileira que havia até então, criando tramas novas, fortes, envolventes e apaixonantes, causando literalmente um terremoto nas telenovelas. Suas tramas fugiam do padrão estabelecido até então pela autora cubana Gloria Magadan, que se baseava nos dramalhões mexicanos. A telenovela atingiu seu auge, nos chamados “anos de ouro”, anos 70 e 80, quando o Brasil foi agraciado com tramas como: Dancin’ days, Roque Santeiro, Tieta, Vale tudo e entre tantas outras obras primas. Porem nos últimos anos houve uma queda de audiência e qualidade do gênero. Apesar de outras emissoras tentarem competir de igual para igual com a rede Globo, investindo na teledramaturgia, apesar de terem sido produzidas sofisticadas novelas, e de todo esse avanço tecnológico, apesar de tudo a popularidade das tramas caiu, e se ouviu muito falar que as novelas estavam em crise. Tivemos muita coisa boa nos anos 2000, e é claro que as novelas continuam sendo a paixão nacional, mais sem duvida alguma, houve sim essa queda, as tramas apresentadas, muitas vezes não passaram da mesmice. Porém, agora as emissoras, principalmente a rede Globo tem tido a preocupação de criar novelas, voltadas para a famosa classe C. E as últimas tramas produzidas possuem um forte apelo popular, e isso vem dando certo, que diga as maravilhosas Cheias de Charme e Avenida Brasil que vem fazendo sucesso. Talvez seja o fim da tal crise, não sei, teremos que aguardar os próximos capítulos e as próximas histórias. Mais vamos ao que interessa como serão as novelas daqui á alguns anos? 

Na minha opinião, estamos precisando de uma nova Janete Clair (talvez seja o talentosíssimo João Emanuel carneiro), para reinventar as tramas, reciclar e inovar a teledramaturgia. Estava assistindo á um vídeo no youtube esses dias, em que o autor Lauro Cesar Muniz, o autor do almanaque da telenovela Nilson Xavier, e a atriz que fez a primeira protagonista de uma telenovela no Brasil, Linda Alves, debatem sobre o tema. Achei muito interessante uma sugestão do Lauro, de se fazer novelas mais curtas, de no máximo 140 capítulos, pois além de ser menos cansativo para o autor, permite que este crie uma trama mais concisa, mais objetiva, que foque para valer em um enredo forte sem se ater as tantas tramas paralelas, e além de tudo teria mais liberdade em escrever, trabalharia com menos colaboradores, ficaria mais sozinho, tendo uma concentração e uma intimidade maior com sua historia, e por fim as novelas deixariam de ser uma industria como é hoje, em que se necessita de reuniões e mais reuniões para definir os rumos de uma trama e ao invés da novela ser apenas um produto com objetivos comercias passaria a ser um produto artístico e criativo. Eu sou totalmente de acordo com isso, acredito que o autor com menos pressão da emissora, da critica e do publico, acaba trabalhando melhor. Além de tudo isso, sempre digo que se deve investir em novos autores, existem tanta gente talentosa por aí, é só as emissoras terem essa preocupação, e abrir espaço para que esses talentos escondidos mostrem seu trabalho. 
Concluo, fazendo uma pergunta? Como a telenovela vai se adaptar a esse fenômeno que é a internet, a esta busca cada vez maior do publico pelos canais fechados, e principalmente á uma futura televisão, onde todos terão a chance de escolher o que assistir a hora que vai assistir, e determinar a própria programação? Bom, acredito que a novela nunca vai acabar, além de ser o programa de maior audiência da televisão, é a paixão do brasileiro, mal ou bem elas estão na boca do povo, e sem elas sem duvida ficaria um vazio muito grande nos nossos corações noveleiros, pelo menos no meu (rsrsrs) fico na expectativa, aguardando essas mudanças e enquanto isso, continuo acompanhando minha sagrada novelinha. E vocês o que acham? Fico por aqui.

Abraço

Abaixo os vídeos, com o debate que falei acima:

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário