sábado, 12 de maio de 2012

O grande papel de mãe nas novelas!


Por Rafael Barbosa dos Santos

Olá queridos leitores, este domingo será uma data muito especial, é o dia delas, das protagonistas de nossas vidas. É o dia das mães, criaturas abençoadas por Deus, e capazes de amar de verdade. Elas são um pouco de tudo, e quando se trata de um filho, elas enfrentam tudo e mais um pouco, enfrentam o mundo em nome da nossa felicidade.

Aproveitando esta data, venho aqui, relembrar as mães que passaram pelas telenovelas, nos últimos anos (as que eu conheço kk) personagens que vale a pena serem lembradas, pois na vida real ou na ficção, elas são heroínas e de um jeito ou de outro amam seus filhos. Então vamos lá:

Vamos começar por mãe Lucinda, que estamos tendo o prazer de ver em Avenida Brasil. A mãe do lixo, é dona de um coração enorme, que cria com amor e carinho as crianças abandonadas no lixão. Vera Holtz está dando um show.

A novela a vida da gente, teve duas mães que merecem ser lembradas. Ana abriu mão de muita coisa para poder ficar com a filha Júlia. Quando sofreu um acidente, foi Manuela, sua irmã quem criou a menina com amor e carinho. Anos depois, ela acorda do coma e teve muitos conflitos com Manu, mais em nome do amor que ambas tinham por Julia, conseguiram superar as desavenças. Manuela ainda doou o Fígado para salvar a menina. A pequena Júlia foi quem mais ganhou, terminou ao lado das duas mães. Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano emocionaram a todos.

O pereirão das bocadas de Fina Estampa, não poderia estar de fora. Griselda provou ser uma mãesona, trabalhava duro para dar o melhor aos filhos. Puxava as orelhas quando era preciso, mais também os defendia com unhas e dentes. Grande papel que coube a Lília Cabral.

Cássia Kiss (deixa pra lá o Magro) brilhou como a sofrida Dulce de Morde e assopra. Ela sofreu uma grande decepção ao descobrir que o filho mentia pra ela, dizendo que estudava. Dulce foi muito humilhada, inclusive pelo próprio filho. Mais conseguiu botar juízo na cabeça dele. No fim Dulce acabou tendo um final trágico.

Diana de Passione, vivida por Carolina Dieckman, enfrentou muitos problemas durante a gravidez, e teve que optar pela sua vida, ou pela vida da filha, ela não hesitou em escolher a vida da menina. Diana morreu em nome do amor pela filha.

Tereza de viver a vida foi também uma grande mãe. Tratava com amor a filha adotada, e viveu um drama com a outra filha, Luciana que ficou tetraplégica. Tereza ficou o tempo todo ao lado da filha e lhe ajudou a superar este grande desafio. Tereza defendia a cria como uma leoa. Mais uma mãe de Lília Cabral, e desta vez escrita por Manoel Carlos, que sabe escrever uma mãe, como ninguém.

Socorro de caras e bocas, também está na nossa lista. A mãe vivida por Elisabeth Savalla era forte e determinada, além de estar sempre do lado do filho mais velho Gabriel, zelava com todo amor e carinho da jovem Anita, que era deficiente visual.

Donatela de A Favorita, também foi uma mãe e tanto. Teve um filho seqüestrado, o que foi um grande drama. Depois do marido ter sido cruelmente assassinado pela vilã Flora, ela teve a coragem de pegar para criar a filha  dele com a perversa assassina . Donatela criou Lara com todo amor e carinho, como se ela fosse sua filha de verdade, e fez de tudo para protegê-la das garras de Flora. Claudia Raia arrasou.

A Dona Neuta, de América também foi uma super mãe. Tinha muito orgulho do filho Junior, que era sua grande paixão. Ela se decepcionou muito ao saber que ele era homossexual, mais no final entendeu tudo e ficou do lado dele. Além de tudo ainda era como uma mãe para suas afilhadas. Eliane Jardine, foi quem deu via a dona Neuta.

Preta, a heroína vivida por Taís Araujo em da cor do pecado, também merece ser lembrada. Depois de perder o grande amor de sua vida, criou sozinha o filho. Ela saiu de sua cidade, para procurar o avo que o menino tanto queria conhecer e por causa disso passou por poucas e boas.  Defendia o pequeno Raí, com unhas e dentes.

Ainda em da cor do pecado, tivemos dona Edilásia, mais conhecida como mamãe sardinha, a eterna “mamusca”. Era uma super mãe, linha dura e ao mesmo tempo derretida e super protetora. Treinava todos eles para serem grandes lutadores e ainda fazia uma sopa mágica que os dava força. Ela também era mãe de Paco o herói da historia. Inesquecível papel de Rosi Campos.

A Helena de Páginas da vida merece estar na nossa lista. Depois de perder uma filha, ela teve o bonito gesto de adotar a pequena Clara que perdeu a mãe no parto e foi rejeitada pela avó, por ser portadora de síndrome de down. Ela criou a menina com toda a dedicação de uma mãe de verdade, e fez da menina sua razão de viver. Acompanhamos a luta dela para inserir a menina na sociedade e para ficar com a guarda dela no final. Regina Duarte sempre brilhante.

Senhora do destino nos presenteou com a mãe mais arretada de todos os tempos. Maria do Carmo era uma mãezona mesmo, não só de seus cinco filhos, mais de todos na comunidade onde vivia. Saiu do nordeste em busca de uma vida melhor, e teve sua filhinha caçula, seqüestrada pela vilã Nazaré. Anos se passaram, ela subiu de vida e criou com todo amor e determinação os quatro filhos que lhe restaram, sem nunca desistir de encontrar a filha. Até que um dia ela reencontra a jovem, e passa lutar para conquistar seu lugar de mãe na vida dela.  Suzana Vieira sempre uma grande atriz. 

Em O clone tivemos Maísa, vivida por Daniela Escobar. Ela pode não ter tido atitudes corretas, mais sempre amou a filha Mel. Viveu um pesadelo quando descobriu que a filha estava usando drogas. Foi aí que começou sua luta para ajudar a filha a largar o vicio, e ela começou a enxergar de verdade os sentimentos da jovem, se questionando sobre seu papel de mãe.

Em O clone também tivemos Dona Jura, papel inesquecível de Solange Couto. Com ela não era brinquedo não. Uma mãe porreta, daquelas que arma o barraco que for para defender a cria. Dona Jura estava sempre do lado de Xande, nos momentos mais difíceis da vida dele. E ai daquele que se metesse com seu filho.

Mais uma Helena de Manoel Carlos, em nossa lista. Em Laços de família o Brasil se emocionou com a Helena de Vera Fisher. Uma mãe que abriu mão do namorado pela filha e viveu um drama ao saber que a jovem tinha Leucemia. Para salvar Camila, Helena engravidou, e teve outra filha, que doou a medula, deixando Camila curada. Uma verdadeira prova do amor de uma mãe.

Manoel Carlos é autor de mais uma mãe de nossa lista. Regina Duarte viveu a Helena de Por amor, uma mãe que amava a filha acima de tudo. Helena não hesitou em trocar seu bebe vivo, pelo bebe morto da filha. Abriu mãe de um filho, pela felicidade da outra. Helena, fez tudo por amor, para impedir o sofrimento da jovem Eduarda. Uma mãe corajosa, capaz de tudo pela felicidade de uma filha. Regina Duarte fez maravilhosamente o papel, que emocionou o país.


Regina também deu vida a Raquel Acyoli de Vale tudo. Uma mãe que comeu o pão que o diabo amassou com a filha Maria de Fátima. Raquel sofreu muito com as atitudes da ambiciosa jovem, e fez o que pode para tentar mudar a filha, infelizmente não conseguiu.

Bom, essas são algumas das grandes mães que tivemos. Claro que existe muitas que deveriam constar nesta lista, também. Mais essas são as que pude acompanhar. Bom, um feliz dia das mães a todas as mães, as da ficção também, mais principalmente, para todas da vida real. 

 Fico por aqui. 





4 comentários:

  1. Né brinquedo não!
    E olha que você saiu na frente dos blogueiros!
    Boa ideia Rafael, adorei sua lista!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Fábio, você saiu na frente e muito provavelmente será o único a postar sobre, pois até o momento não vi nenhuma postagem temática nos blogues parceiros.

    Boa lista, Rafa... eu incluiria outras, excluiria algumas também, mas no geral essas listas são sempre bem pessoais.

    Eu gosto de vir aqui em seu blog, moço. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Brigadão Fábio e Isaac. Pois é, coloquei assim as que conheci e gostei. Mais não vi quase nada da teledramaturgia, que tem 60 anos, e eu apenas 19 rs. Deve ter tido muitas mães, boas nas telinhas. Mais é isso, vlw pela visita, sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da lista. Mas assim como o Isaac, retiraria uns e acrescentaria outros. Lista é pessoal mesmo. A Dulce, Manu e Ana foram as mães mais recentes que emocionaram.

    ResponderExcluir