quinta-feira, 19 de julho de 2012

João Emanuel Carneiro e seu famoso lixão.


Por Rafael Barbosa dos Santos

Antes da estréia de Avenida Brasil, a notícia de que boa parte da trama se passaria em um lixão gerou bastante expectativa. O local é um dos cenários principais da trama, e é no lixão em que a protagonista Rita/nina foi abandonada no inicio da historia, e é lá também que se escondem muitos mistérios relacionados ao passado de personagens importantes como Carminha, Lucinda, Max e Nilo. 
Ao longo desses 100 capítulos, o lixão que foi inspirado em um aterro sanitário, foi palco de cenas importantes para novela, como as diversas discussões de Mãe Lucinda com Nina e Jorginho, ou ainda a cena em que a vilã Carminha ameaça a mãe do lixo com uma faca.
Mais não é de hoje que João Emanuel Carneiro retrata esse ambiente em suas novelas. Quem não se lembra de uma das cenas inesquecíveis de Da cor do pecado, em que a vilã Barbara (Giovanna Antonelli) é jogada no lixão vestida de noiva, pelo próprio noivo Tony (Guilherme Weber)? Sem dúvida o público que já estava cansado das maldades da loura contra o casal Paco e Preta (Reinaldo Gianecchini e Taís Araújo) lavou a alma ao ver a vilã se dando mal. Em Cobras e Lagartos JEC repetiu a dose, e a loiríssima vilã Leona (Carolina Dieckman) também foi largada no meio do lixo, pelo seu parceiro Estevam (Henri Castelli). Vale á pena relembrar essas duas cenas:

Bom qual será a relação de João Emanuel Carneiro com o lixão? O que será que esse ambiente tem de tão atrativo para o autor sempre retratá-lo em suas novelas?  
No caso de Da cor do pecado e Cobras e lagartos o lixão serviu como um castigo para as vilãs, representando o pior lugar do mundo onde alguém que comete as atrocidades que as vilãs cometeram merece estar.  Já em Avenida Brasil o lixão é um ambiente onde vivem várias crianças, onde mãe Lucinda encontrou uma forma de criar esses meninos e meninas com amor e carinho, fazendo desse lugar tão repugnante um lar. Outra diferença é que em Avenida Brasil quem foi abandonada no lixão não foi à vilã e sim a mocinha, e é isso que dá ainda mais força á vingança da jovem.
 Mas quais segredos existem nesse lugar? Será que quando Tufão descobrir quem Carminha é de verdade, ele também vai jogá-la no lixo? Ou será que Carminha já foi jogada quando criança? Que ela foi criada lá, já sabemos. Bom ainda tem muita coisa para acontecer em Avenida Brasil, ainda mais agora com a grande virada. Sem dúvida o famoso lixão ainda será palco de muitas cenas do novelão fenomenal Avenida Brasil.

3 comentários:

  1. verdade isso , eu nem me lembrava dessas outras novelas , apesar de ter assistido elas , essas cenas do lixão era muito boa , um belo castigo para as malvadas da novela!!

    ResponderExcluir
  2. Somente em 'A favorita' não vimos lixão, não que me lembre.

    ResponderExcluir
  3. O lixão de Da cor do Pecado só apareceu em um capítulo, mas marcou muito. O de Av Brasil é mais lúdico. Gostei do texto e das c comparações, Rafael!

    ResponderExcluir