sábado, 21 de julho de 2012

Flora x Carminha

Por Rafael Barbosa Dos Santos


Quem é melhor Flora ou Carminha?


 Dia desses estava lendo uma reportagem sobre Avenida Brasil, e me deparei com um comentário que compara Carminha e Flora, depois resolvi pesquisar sobre as duas, e encontrei quem gostasse da primeira, quem gostasse da segunda, quem gostasse das duas, e quem não gostasse de nenhuma. Vejam alguns comentários que encontrei:

HAHAHAHA, não tem como comparar as duas, Adriana está ótima como Carminha, mas nada que chegue aos pé da macabra Flora. Flora foi a maior vilã de todos os tempos, acho difícil alguém superá-la.

Bem Carminha faz mais maldade, mais a novela deixa escapar um certo tom de humor. Já Flora era seca séria e não existia humor no drama, a Flora era muito fria, totalmente diferente da Carminha, que de uma maneira muito rude ama o filho que não é seu( Tá sabendo legal né fia rsrs) 

A Flora é lógico, a Carminha só tem gogó ,só sabe gritar, já a Flora é mais perversa.

A Carminha pode até não ser a “vilã mais terrível de todos os tempos”, mas a “vilã mais dissimulada de todos os tempos”, com certeza; ela ganha de todas, até da Flora.

Diante disso, resolvi definir as duas vilãs seguindo o meu ponto de vista, então vamos lá:

 FLORA

Uma assassina capaz de tudo, uma psicopata que cometia seus crimes com requintes de crueldade, como foi o caso da morte de Gonçalo Fontini. Uma criatura perversa, diabólica, incapaz de um gesto de amor, de um gesto de carinho, apenas usava as pessoas, mesmo Zé Bob o único por quem ela pareceu ter algum sentimento, o que nunca aconteceu. Foi capaz de quase matar a filha para poder se sair de heroína e salvá-la, aliás, nem pela jovem Lara ela tinha amor – Como é que consegui ter uma filha tão boboca, garota chata - Dizia a vilã. Flora era sangue frio, calculava tudo nos mínimos detalhes, não deixava rastros, tinha cara de anjo, chorava e era capaz de comover o mais duro dos corações, escondendo o verdadeiro demônio que era. Era movida por sua inveja e obsessão inexplicável pela sua rival Donatela. Ela Matou, enganou, fingiu e hoje é uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira, se não a maior.


CARMINHA
Uma golpista de categoria, mulher amoral, uma vigarista de mão cheia movida por uma ambição sem freios. Possui um passado misterioso, mais já sabemos que teve uma infância difícil, foi criada no lixão e talvez tenha seguido o caminho do mal como forma de sobrevivência. Esperta, uma verdadeira raposa, dissimulada, também capaz de envolver, seduzir e comover qualquer um, mais falsa do que uma nota de três reais. Diferente de sua colega Flora, ela tem sim sentimentos e não os esconde. Ama verdadeiramente o filho e sofre com o desprezo dele, é leal ao amante Max e também demonstra gostar dele, e ainda foi capaz de demonstrar uma amizade surpreendente com uma empregada, lhe confiando segredos sem saber que estava lhe dando com sua inimiga. Engraçada, com um humor peculiar é capaz de fazer rir, é irônica, debochada e escandalosa e um tanto descontrolada, às vezes acaba se entregando. È capaz de gerar muito sofrimento, como fez com a enteada ao largá-la no lixão, e como faz quando humilha a filha que ela faz questão de espezinhar. Carminha é sim uma bandida, uma mulher capaz de tudo, mais é humana e age de acordo com suas necessidades, usando os métodos que lhe são cabíveis. Carminha não é uma psicopata, muito menos louca, é uma vigarista que só quer se dar bem. Até onde ela vai eu realmente não sei, se é capaz de matar alguém friamente como Flora fez, só os próximos capítulos de Avenida Brasil iram dizer.

A verdade é que Flora e Carminha são duas grandes vilãs, bem diferentes uma da outra. Enquanto uma é uma psicopata, a outra é uma golpista espertalhona. As duas são igualmente incríveis, personagens antológicos, não sei dizer qual a melhor,  só tenho que agradecer João Emanuel Carneiro por nos presentear com essas vilãs espetaculares, e também Patrícia Pillar e Adriana Esteves por suas atuações impecáveis. Mais e vocês, o que acham? Qual delas é mais má, qual delas é a melhor ? Qual a sua favorita? Dê sua opinião.

Vejam cenas das duas:
Fico por aqui!

6 comentários:

  1. Oi Rafael, a Carminha é a maior vilã de todos os tempos, mas ainda acho a Flora superior pela psicopatia dela e por ter sido a primeira vilã que fez até o telespectador de trouxa! Mas tanto Patrícia Pillar quanto Adriana Esteves merecem muitos elogios. Abração!

    ResponderExcluir
  2. As duas são magistrais, bem escritas e interpretadas. A Flora era uma doente, psicopata, incapaz de amar, um ser referto de inveja... Carminha é mais humana, até agora incapaz de matar, comete suas maldades apenas para defender seu bem-estar... Nesse sentido, a vilã no pior sentido da palavra é a Flora. Mas ambas são irônicas, metralhadoras de pérolas e moram no meu coração. Escolher entre as duas é difícil. O que não é difícil é registrar que João Emanuel Carneiro é o melhor novelista que temos atualmente.

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro a Carminha em todos os sentidos!! A Flora era genial mas muito artificial, Odeio vilã assim! Mas amo as Duas

    ResponderExcluir
  4. FLORA com certeza a maior vilã de todos os tempos e acho que isso não da nem pra discutir é só ver seus assassinatos crueis e macabros,sua forma de enganar as pessoas fazendo todos acreditarem que ela era um anjo,quando na verdade era um demonio!! ja Carminha demonstra ter sentimentos não é tão má e nem tem a frieza de FLORA! repito FLORA foi imcomparável não ha vilã mais orripilante e malvada que ela!!! quem sabe um dia alguém consiga supera-la mais acho dificil! grande atriz Patricia Pilar que interpretou essa magestosa vilã.FLORA uma profissional CARMINHA uma aprendiz.parabéns JEC melhor autor dos ultimos anos! bju a todos! FLORA FOREVER S2

    ResponderExcluir
  5. Se tratando de interpretação ai fica empatadíssimo, Patrícia Pillar e Adriana Esteves, as duas fizeram trabalhos brilhantes, e se tornaram uma das maiores vilãs de todos os tempos, agora a mais malvada sem dúvida a Flora ganha, ela matava brincando, essa sim uma psicopata de verdade, a Carminha apesar das muitas maldades que ela fez ela tem um lado humano, até capaz de se tornar amiga de uma empregada, a semelhança entre as duas, é que elas se tornaram malvadas, devido a um transtorno na infância, e isso tem tudo a ver, pq nenhuma pessoa se torna fria e cruel sem nenhum motivo, o João Emanuel Carneiro pensa em cada detalhe, sem dúvida ele é o melhor autor da globo nos tempos atuais, e um dos maiores de todos os tempos!

    ResponderExcluir