segunda-feira, 12 de março de 2012

Influencia da internet na audiência das Telenovelas: Prejudica ou não?


Se a coisa continuar do jeito que esta daqui á algum tempo, o publico fica sabendo antes do autor o que vai rolar nas novelas. 






Olá caros leitores. estava na hora de escrever um texto meu abordando determinado assunto que gerasse discussões. Fiquei imaginando o tema, e achei um com o qual gostaria de dividir e desabafar a muito tempo. E o que venho falar neste texto, é sobre essa historia de resumos dos capítulos na internet, nos sites da novela, nas revistas, e blá blá blá. é realmente a novela movimenta vários setores, se a novela deixasse de existir, só ia dar neguinho de cabelos em pé, sem ter o que comentar, do que falar mal e criticar. na minha humilde opinião, um dos fatores que contribuem (não é o único fator, existem outros que abordaremos em outras postagens) para a perda de audiência das novelas,  é a divulgação antecipada de tudo o que vai rolar na novela. Os próprios sites das novelas, divulgam tudo "tim tim por tim tim",  tudo o que acontecerá nos capítulos que se seguem. Exemplo: Hoje é segunda feira, dia 12 e eu já sei o que vai acontecer em Amor eterno amor, no dia 17 sábado. Uma búfala dará a luz, Josué verá Miriam e Carlos juntos, Fernando vai atrás de Miriam no Pará e ai vai ser aquele bafafá.  Bom, não sou hipócrita, eu sou um dos primeiros a correr no site e ver o que vai rolar nos próximos capítulos das novelas, a curiosidade fala mais alto, mais prefiro mil vezes, quando eu não tinha internet, e ficava naquela ansiedade pra chegar o dia seguinte e ver a continuação do capítulo. Sinceramente, quando você já sabe o que vai acontecer, não tem muita graça, quando se vai assistir a novela. Posso falar de mim mesmo, quando eu vejo que a trama não terá nenhum acontecimento importante e eu não estiver muito afim digo para mim mesmo "Há hoje, não acontece nada demais". Falta surpresa, falta expectativa, falta ansiedade e a vontade de ver a novela no expectador. Antes mesmo da novela estrear, já sabemos os grandes acontecimentos.  E é por isso, que muita gente começa a "meter o pau", nas novelas, cobrando os autores, criticando, porque não tem paixão pela trama, porque o interesse é reduzido pelo menos 50%. Claro é difícil controlar isso, com essa internet rápida que nos fornece a noticia de forma Instantânea, mais acho que a emissora, a direção da novela, os próprios autores, devem ter cuidado quanto a isso, resumir realmente os capítulos, contar o básico, guardar o essencial, e tentar instigar neste resumo os leitores a assistir a novela, deixar ele com a pulga atrás da orelha, com aquela vontade, e não oferecer tudo mastigadinho, como vem acontecimento. Existem sites, que divulgam até os diálogos da trama, e que descrevem toda a cena, toda uma sequencia. Um outro exemplo é a cena final de Tia Iris em Fina Estampa que já esta circulando por aí. Se é uma coisa que ninguém espera, faz um sucesso, agora se é algo que todos já sabem, aí é só meio sucesso. Vai chegar um dia, que as pessoas vão saber o destino da novela antes mesmo do autor. Quando isso acontecer, todo mundo vai poder escrever sua própria historia. Bom se um dia eu vier a ser um novelista da Rede Globo (se Deus quiser conseguirei, sonhar não dói kk) terei bastante cuidado com isso, e criarei as mais mirabolantes artimanhas para preservar minha historia. E então caros colegas, o que tem a dizer, sobre este post, o debate e as discussões estão abertas (espero eu). Fico por aqui, até a próxima postagem. 

2 comentários:

  1. Pois é!!!
    Os telespectadores estão influenciando muito no andar das novelas, e isso me incomoda!!

    Que você se torne um escritor!! rs

    Abração

    Já conhece meu site?
    www.ocabidefala.com

    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Fabio.
    Pois é, do jeito que todo mundo da palpite, daqui a pouco não precisa de autores, cada um faz sua própria novela.
    Pois é, quem sabe um dia não consigo ser um Rsrsrs espero

    Pd deixar vou visitar sim o seu site.
    Abç.

    ResponderExcluir