terça-feira, 6 de março de 2012

Pra quem gosta de escrever novelas, que tal aprender a fazer uma boa sinopse.


Mundo da Ficção - Edição de 01/07/2000 - Autoria & Cia.

A função da sinopse - recurso muito comum em TV e cinema, meios que exigem investimento financeiro antes da realização de qualquer trabalho - é apresentar a história que se pretende contar. Uma maneira de convencer o investidor a apostar em determinado projeto. E, para cumprir essa que é sua função primordial, a sinopse tem que seguir algumas regras básicas. São elas:
1 - Contar a história 
2 - Caraterizar os personagens 
3 - Contextualizar 
4 - Dar o tom da narrativa 
Quando nos referimos a 'Contar a história", significa que devemos apontar ( e não explorar) os fatos marcantes da nossa trama, suas conseqüências e resultados. E já que nesta edição estamos falando da novela "O Cravo e a Rosa", vamos tomá-la mais uma vez como exemplo. Pois bem, se fossemos fazer uma sinopse da novela teríamos que indicar que - a rica e mimada Catarina não deseja casar, mas encontra pela frente o fazendeiro Petruchio, que para salvar sua fazenda da falência decide conquistá-la. Essa sinopse deveria citar os encontros dos dois, e os interesses de Bianca, Batista, Heitor, as artimanhas de Dinorá. É a história contada de forma objetiva, do início ao fim, com todas as informações relevantes para o seu entendimento. Reparem que ao citar Catarina, dissemos "a rica e mimada" e, com isso, já estamos caracterizamos nossa personagem na sinopse. Uma sinopse precisa também dar o tom da narrativa. E isso se faz através do estilo com que é escrita. Reparem nos dois trechos a seguir: Aquela solidão não podia durar para sempre... A jovem e agressiva Catarina havia jurado jamais casar-se. Mas, diante da insistência de um fazendeiro local, acabou se rendendo. Um amor que nasceu do ódio, da desavença. Tudo começa quando ele, com problemas financeiros, pede ajuda a seu tio.... Ou: Anos 20, anos loucos. E assim como eles, a bela Catarina também tinha fama de louca. Doida de pedra, louca varrida, que espantava os pretendentes a pontapés. Era conhecida como "Catarina, a fera". Qual o estilo mais adequado? O segundo, claro - mais solto e por isso mais de acordo com o trabalho Notem que, nesse segundo exemplo, também já contextualizamos a história, quando nos referimos aos "Anos 20, anos loucos". Fazer uma boa sinopse não é fácil - além de atentar para esses pontos, deve-se evitar prolixidades e desvios, envolver o leitor. É um exercício sedução.

5 comentários:

  1. Oi Rafael gostei muito do seu blog, eu também adoro escrever novelas, e até tenho algumas começadas, além disso também gosto de fazer cronicas sobre novelas, e tenho dois blogs que gostaria muito que conhecesse, se quiser conferir, aqui vai www.indratena.blogspot.com e www.artgotic.blogspot.com

    Parabéns pelo blog
    Beijo Lizzie

    ResponderExcluir
  2. O Cravo e a Rosa... Tem algum capítulo dessa novela ou a sinópse, ou sabe de alguém que tenha?
    Nunca tive a oportunidade de ler um roteiro do Walcyr... Queria muito conhecer o estilo dele.

    Amava de paixão essa novela!

    ResponderExcluir
  3. Cah faça parte do grupo de roteiristas do yahoo, la tem o que voce procura. E lizzie muito obrigado pelo elogio, o blog ta começando se Deus quiser vai bombar, e ele ha de querer. Pode deixar que vou visitar seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Amei o blog, escrevo novelas e sempre procurei um blog como esse. Agora já está na minha barra de favoritos. Parabéns. Dica! Se puder e for te dar prazer abra também um canal no YouTube sobre o tema do Blog, não vejo nada com credibilidade por lá. Ou se você já tem ainda não encontre. Caso não seja interessante ou prazeroso para você o blog já me basta. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia eu sou Joana e adoro escrever roteiro de novela já tenho sete roteiros escrito

    ResponderExcluir