sábado, 31 de março de 2012

Susana vieira: A atriz e a celebridade.


Por Rafael B. Santos. 

Susana vieira: Uma grande atriz ou só uma celebridade?

Ha muito tempo, venho querendo escrever um texto especialmente pra ela. Uma mulher que se não é conhecida por seu talento inegável, é com certeza conhecida por suas polemicas. 



Susana vieira, ou melhor, Sônia Maria Vieira Gonçalves (ela roubou o nome da irmã rsrs) nasceu em 1942 no dia 23 de agosto, em São Paulo. Passou a infância em vários países, e teve uma educação esmerada. Formou-se em balé clássico pelo teatro municipal de São Paulo e passou a fazer parte do corpo de baile da TV Tupi, dançando nos programas durante a apresentação de cantores, lá que o diretor Cássio Gabus Mendes, a conheceu, a achou linda e lhe convidou para fazer teleteatros e telenovelas.                                                
  

Desde então Susaninha (que intimidade) não parou mais, seu talento logo foi reconhecido, e ela passou a fazer tudo quanto é novela. Começou na TV Excelsior, fez almas de pedra, as minas de prata e ninguém crê em mim. Em 1967 na TV tupi fez estrelas no chão. Em 1968 e 1969 atuou em novelas da TV Tupi, TV Record e TV Excelsior, onde viveu sua primeira protagonista em a pequena Karen (a primeira de muitas).  Em 1970 entra para Rede Globo onde permanece até hoje.

Na globo fez a novela Escalada, que lhe rendeu seu segundo troféu APCA. Em 1976, faz sua primeira protagonista na emissora, a inesquecível Nice de Anjo mau. Em seguida veio a sucessora em 1978. Em 1985, posou nua para Playboy (sem ser capa). Atuou ainda em Bambolê, A próxima Vitima, Fera ferida, por amor (onde fez a malvada Branca de Por amor, uma das primeiras vilãs que assisti), a minissérie Chiquinha Gonzaga, Andando nas nuvens, a Padroeira entre muitos outros trabalhos. Em 2003 estrela Mulheres apaixonadas, onde faz um dos papeis principais. E em 2004 faz um dos papeis mais marcantes de sua carreira e da minha vida, a eterna anta nordestina, Maria do Carmo Ferreira da Silva, (eita mulher arretada), a partir daí que passei a admirar ainda mais essa atriz.  Depois veio uma participação em Paraíso tropical, e Duas caras, onde ela fez um papel chato, que sinceramente não gostei. Desde então Susana Vieira esta sumida das novelas, atuou somente em Cinquentinha e em Lara com Z, interpretando a mesma personagem, Lara Romero, personagem que não chega aos pés da grande atriz que ela foi, e que ainda é, será?

O que aconteceu com Susana vieira? Nos últimos anos, ela deixou de ser vista como uma das grandes atrizes brasileiras, e passou a ser vista como uma celebridade, egocêntrica, metida, barraqueira e muito, mais muito polemica. A verdade é que hoje ela é uma das celebridades que mais ganha destaque negativo na mídia. Foram vários fatos que viraram noticia, como a vez em que ela tira o microfone da mão da repórter Giovanna Tominaga do vídeo Show, a vez que ela deixa o seio  mostra no domingão do Faustão, seus namorados jovens, até de cantora a atriz atacou. Enfim, Susana vieira virou um prato cheio para os jornalistas de plantão, que hoje só a ridicularizam. 



Na minha opinião, tudo isso aconteceu devido ao drama que a atriz viveu, que não foi em nenhuma novela e sim na vida real. O marido dela Marcelo (não sei de que), lhe traiu e o caso veio a mídia, tomando uma proporção estrondosa, o cara foi a vários programas de televisão (de baixo nível e credibilidade, por sinal), falou um monte de “merda”, expôs Susana vieira, e ainda por cima morreu de overdose. Sinceramente acho que esse ocorrido abalou e muito a atriz. Acho que a partir daí Susana fez de tudo para tentar mostrar que aquilo havia sido superado, e por isso talvez tenha feito questão de aparecer na mídia, para mostrar que estava bem e feliz depois de todo aquele escândalo. A atriz é uma mulher de 69 anos, mais que se sente jovem e que não tem vergonha de dizer a idade, e de viver a vida do jeito que ela quer e bem entende, qual é o problema dela usar um shortinho curto, qual é o problema dela namorar um rapaz mais novo? Enfim é algum pecado ela se sentir jovem? E quanto a fato dela ser tachada de metida, se ela não gostar do que ela faz, se ela não se gostar, se ela não valorizar a carreira que ela construiu, quem vai valorizar, quem vai gostar? Enfim ela é um ser humano, e o ser humano erra mesmo, é cheio de defeitos, mais parece que os jornalistas e essa imprensa que ganha dinheiro e notoriedade as custas dos outros não entendem isso. Ela aparece sim, mais muitas vezes não é o que ela quer, são esses urubus que vão atrás, e ficam a espreita aguardando que ela diga algo, ou faça algo, para poder publicar, vender e ganhar dinheiro. 


A verdade é que de certa forma a imprensa conseguiu sim, prejudicar a carreira de Susana vieira, pois pelo fato dela estar sempre na mídia, nas revistas de fofoca, ela deixou de ser vista como uma brilhante atriz e passou a ser vista como uma celebridade. A imprensa criou uma imagem pra ela, a imagem de barraqueira, daquela que só da bafão. Enfim essa sucessão de polemicas manchou a carreira da atriz, e o resultado disso, é que ela esta na geladeira e com exceção de Aguinaldo Silva, todos os autores pelo visto querem Susana vieira longe de suas novelas. A verdade é que a atriz  esta implorando por um papel. Acredito que deveríamos dar essa oportunidade a ela, que pode sim ter seu talento e sua carreira comparada a de Regina Duarte por exemplo. Não se pode negar o extenso trabalho que ela fez na globo, foram quase 70 novelas. Agora qual a imagem queremos ter dela, a de celebridade ou a de grande atriz?. Eu adoro Susana vieira, como atriz, e gosto da espontaneidade dela como pessoa, acho ela autentica, alto astral e acima de tudo feliz, ela ama a vida da gente, e tem coisa melhor na idade em que ela está. Bom quando eu me tornar novelista (se Deus quiser), darei a ela um papel de destaque a essa mulher, que tem fogo, capacidade, energia para fazer ainda muitas personagens na telinha. 



VOLTA LOGO SUSANA. 

Votem na enquete aqui do blog, e digam o que acham dela. 

Abaixo uma série de videos, nos quais ela é protagonista. 













Um comentário:

  1. Concordo com tudo. Inclusive quero fazer um adendo ao texto e falar sobre Lara com Z. O seriado não foi um primor da dramaturgia brasileira- assisti todos os episódeos e gostei- mas creio que muitos deixaram de assistir por não gostarem da Susana Vieira. Acho ela, uma grande atriz, tem história, uma carreira de brilho e ótimos trabalhos. Ela tem saúde, vida e alto astral para aguentar muitos e muitos trabalhos. Parabéns pelo texto. @Fenand_Oliveira

    ResponderExcluir